Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Curimataí promove eleições nessa sexta-feira

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Curimataí (SCBH Rio Curimataí) irá realizar eleição para Gestão 2017–2019, na próxima sexta-feira (28 de abril), às 9h, no auditório da Prefeitura de Joaquim Felício. De forma coletiva e participativa, os Subcomitês discutem maneiras de compatibilizar equilíbrio ecológico regional, com o desenvolvimento econômico e socioambiental nas sub-bacias.

O Subcomitê Rio Curimataí localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composto pelos municípios Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A entidade atua em uma área de 2.235,13 km², que detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os principais rios da região são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.

Os Subcomitês propõem ações para a gestão das águas em sua área de atuação, acompanham a elaboração e implementação do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, articulam e realizam a mediação de conflitos nas sub-bacias, desenvolvem ações de educação ambiental, articulam a viabilização de projetos relacionados com as águas, tais como, saneamento, recuperação e proteção ambiental.  Os Subcomitês são compostos pelos seguintes seguimentos: sociedade civil organizada; usuários de água (empresas, concessionárias municipais de saneamento básico, produtores rurais que fazem uso da água por meio de captação de água superficial ou subterrânea) e poder público.

Como funciona a eleição?

Os interessados em concorrer à mesa diretora, enviaram uma carta de indicação com os seus dados e os da instituição que pretende representar. No dia da votação, ocorrerá a eleição dos titulares, suplentes e coordenadoras do Subcomitê por segmento (usuários de água, poder público e sociedade civil).

Serviço: Eleição do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Rio Curimataí – Gestão 2017/2019

Data: 28/04/2017

Local: Auditório da Prefeitura de Joaquim Felício