Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Sistema de dados geográficos auxiliará na gestão de reserva ambiental na RMBH

PDFImprimirE-mail

Os integrantes do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Sul (APA-Sul) terão, em breve, um novo sistema de gestão para auxiliar na tomada de decisões que envolvam a unidade de conservação. Uma base de dados geográficos, sociais e econômicos será integrada e reunida num sistema informatizado para permitir consultas que facilitarão a proteção e conservação de seus recursos hídricos e da sua biodiversidade, favorecendo o desenvolvimento sustentável desse eixo da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A meta geral do Sistema de Apoio à Gestão da APA Sul (Siaga) é melhorar a eficiência do processo de gestão da unidade de conservação. A ferramenta foi apresentada aos integrantes do Conselho Consultivo em reunião no dia 22 de junho e, em breve será disponibilizada para toda sociedade. Foram investidos R$ 356 mil na criação e implantação da ferramenta.

Os recursos para construção do Siaga são originários do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). A organização não governamental Instituto Pró-Cidadania, que integra o Conselho Consultivo da APA-Sul, é autora do projeto que obteve os recursos do Fundo e que percebeu a necessidade da criação do sistema para auxiliar os conselheiros em suas tarefas.

A analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Joselaine Ribeiro, explica que a ferramenta será de acesso público, ainda que orientada para os conselheiros da APA-Sul e para os Comitês de Bacia Hidrográfica da região. “O sistema usa diversas informações e fontes de dados em uma plataforma compatível com outros já existentes, além de dados socioeconômicos”, afirma.

“O sistema possibilitará análises e o cruzamento de informações”, destaca Joselaine Ribeiro. “É uma ferramenta para ajudar a conservar essa importante área de recarga hídrica que é a APA Sul, responsável pelo abastecimento de parte importante da RMBH e que resiste a pressão da especulação imobiliária e mineração, dentre outros fatores”, completa.

A APA Sul está inserida no território de 13 municípios da RMBH: Barão de Cocais, Belo Horizonte, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Ibirité, Itabirito, Mário Campos, Nova Lima, Raposos, Santa Bárbara, Sarzedo e Rio Acima. Cerca de 2,7 milhões de pessoas vivem em sua área de influência e serão beneficiadas pelo projeto.

A unidade de conservação é umas das 91 do Governo de Minas que são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e garantem a proteção de 2,4 milhões de hectares nos três biomas existentes em Minas Gerais: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades