Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam participa de evento internacional sobre recursos hídricos

PDFImprimirE-mail

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participa, de 11 a 15 de setembro, das programações do 3º Congresso Internacional promovido pela Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag). Analistas do órgão fazem parte da equipe de palestrantes dos Workshops e minicursos oferecidos durante o Congresso. O evento acontece no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) no Campus da UFMG, Pampulha, em Belo Horizonte.


Cerca de 500 participantes são esperados para o evento, dentre eles profissionais de diversas áreas como gestores públicos, técnicos, professores, pesquisadores e estudantes, além de profissionais de laboratórios e de calibração de ensaio, metrologistas e representantes de empresas.


O 3º Congresso Internacional Resag será composto por três workshops e diversos minicursos, com temas no campo do conhecimento científico, tecnológico e industrial. O Workshop 1 tratará de temas ligados ao planejamento e à execução de políticas públicas relacionados com diversos aspectos de Recursos Hídricos. O Workshop 2 terá como tema principal a tecnologia, quando serão debatidos programas e ações de governos nas áreas da saúde, meio ambiente, indústria, comércio e agricultura. O terceiro Workshop será direcionado à qualidade, compreendendo as diferentes funções da metrologia, acreditação e normalização, com ênfase em atividades e recursos que possam respaldar a obtenção de resultados de medição com a qualidade necessária.


A geóloga e analista ambiental do Igam, Maricene Menezes de Oliveira, proferirá palestra no Painel 7: Águas Subterrâneas, no Workshop 2, com o tema: controle de uso de águas subterrâneas e direito de outorga. Os minicursos contarão com a presença dos analistas Heitor Soares Moreira, na ministração dos cursos: Regularização do uso de Recursos Hídricos – Outorga e Disponibilidade e Demanda Hídrica – Águas Superficiais e Subterrâneas e Katiane Cristina de Brito, que ministrará, em parceria com a Pesquisadora em Tecnologia do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente, Zenilde das Graças Guimarães Viola, o curso: Monitoramento e Avaliação da Qualidade da Água em Bacias Hidrográficas.


Além da participação no Workshop e Minicursos, os profissionais do Igam também tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação no Congresso. A engenheira agrônoma e analista do Igam, Jeane Dantas de Carvalho foi aprovada com o trabalho “Metodologia Utilizada para o Monitoramento Hidrometeorológico Referente ao Abastecimento Público da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH no ano de 2015. A analista Carolina Cristiane Pinto teve aprovação no trabalho “Avaliação Espacial da Qualidade das Águas da Calha do Rio das Velhas, Estado de Minas Gerais”.


Mais informações sobre o Congresso no Link: Clique aqui


Milene Duque
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades