Seminário Internacional de Revitalização de rios acontece em BH

Em 2013, Medellín lançou um concurso público internacional que convocava arquitetos de todo o mundo a enviar propostas de como integrar o rio à cidade e, assim, criar novos espaços públicos de lazer. O projeto vencedor se chama Parque Botânico Rio Medellín e foi desenvolvido pelo escritório Latitud Taller de Arquitectura y Ciudad, que já deu início à sua construção.

Todo o processo de transformação do rio será apresentado por Sebastian Monsalve Gomez, durante o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, que acontecerá no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro.

Esta será apenas uma das muitas apresentações e palestras que acontecerão no evento, que contará com um painel específico sobre o Rio Doce: ‘Do maior desastre ambiental aos desafios da recuperação’. Figuras de renome internacional, como o professor Robert Mason Hughes, da Amnis Opes Institute, que dedica-se a estudos e avaliações de ecossistemas aquático na Europa, no Brasil e na China, também marcarão presença.

Toda a programação, os palestrantes, as notícias, além das formas de inscrição para o III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais podem ser consultadas no portal do evento clique aqui.

O evento é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), Projeto Manuelzão, Agência Peixe Vivo e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

A revitalização em debate

O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais serão realizados simultaneamente no Minascentro e irão reunir pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e América Latina para discutir, dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, as melhores experiências sobre a preservação de rios.

Durante os três dias de evento, serão realizadas palestras, mesas redondas e exposições técnico-culturais que abordarão temas como Integridade Biótica e Biomonitoramento; Processos Ecológicos e Mudanças Globais; Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas; Regimes de Vazão, Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas; Gestão de Águas Urbanas; Políticas de Financiamento.

Os encontros tem como meta contributiva a elaboração de documento final contendo os relatos das experiências apresentadas.

Serviço

Data: 28, 29 e 30/11/2017
Local: Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 - Centro, Belo Horizonte/MG.

CBH Velhas