Secretário destaca pauta hídrica em inauguração de ecopraça em Nova Lima

O uso sustentável dos recursos hídricos em Minas, a preservação de nascentes e a recuperação da Bacia do Rio Doce foram temas destacados pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, em inauguração de ecopraça em Nova Lima, na Grande BH. A estrutura, que permite o tratamento sustentável do esgoto de escritórios do Complexo da Mina Águas Claras, da Mineradora Vale, foi entregue nessa quarta-feira, 17 de janeiro, pela empresa, que investiu R$ 1,5 milhão no projeto.

Ecopraça Vale3 - 2 - large
Secretário Germano Vieira durante o evento de inauguração da ecopraça

Acompanhado da diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, o secretário chamou atenção para a relevância do projeto dentro das diretrizes de gestão hídrica do estado. A praça emprega a tecnologia wetlands para tratamento de esgoto via ecossistemas artificiais.

Além de mais econômico, sustentável e com eficiência equivalente ao método convencional, o projeto contempla uma área de convivência para funcionários, com lago ornamental, que servirá como “pulmão” para reutilização de água.

Para o secretário, a iniciativa se adianta no caminho das políticas públicas para a conservação da água, dentro da perspectiva do reuso e reaproveitamento. “Não há mais espaço na sociedade moderna para ações que não sejam aquelas advindas do poder público atuante, de empresas responsáveis e de cidadãos realmente educados ambientalmente para medidas ambientais” finalizou.

Ecopraça Vale2 - 3 - large
A diretora geral do Igam, Marília Melo (ao centro) visitou as instalações da Ecopraça, no Complexo da Mina Águas Claras, da Mineradora Vale

Como grandes desafios dentro do setor em Minas nos próximos anos, Germano Vieira afirmou que o Sistema Estadual de Meio a Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) tem pela frente a recuperação da Bacia do Rio Doce, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, e a melhor gestão dos recursos hídricos do Estado. Apesar de desafiadora, a recuperação do Doce já tem mostrado avanços, segundo o secretário. “É desafiadora porque não apresenta resultados imediatos, mas sim uma sucessão de eventos que levarão a uma recuperação paulatina da bacia nos próximos anos. No entanto, ações concretas já se iniciaram e os resultados estão aparecendo, a exemplo do sistema wetlands que está sendo usado pela Fundação Renova em uma área de recuperação ambiental, como medida de teste e inovação”, ressaltou. A Fundação é responsável pelas ações de recuperação da área atingida pelo rompimento da barragem.

Ainda segundo o secretário, medidas para a proteção dos recursos hídricos deve ser prioridade em qualquer gestão. “Tenho dito que 2018 será o ano hídrico para o Estado de Minas Gerais. E digo isso por duas razões: porque o Brasil vai receber pela primeira vez o Fórum Mundial das Águas, que será realizado em março, no Distrito Federal, mas também porque é inadmissível que nós, o setor público, deixemos de tomar medidas fortes e rigorosas para o uso consciente desse recurso tão importante que é a agua”, afirmou.

Ecopraça Vale - 1 - large
Detalhe da ecopraça no Complexo da Mina Águas Claras, da Mineradora Vale, em Nova Lima

Em razão disso, segundo o secretário, diversas iniciativas foram apresentadas pelo Sisema ao Governador Fernando Pimentel. A lista contempla a instituição de um comitê de acompanhamento e monitoramento que será criado e coordenado pelo Igam. Além disso, há ações de contingenciamento com os municípios e avaliações de áreas mais precisas e coerentes para a captação de água para o abastecimento da população. “Mas nossa principal medida será o que considero a tarefa fundamental de um poder público, que é o encaminhamento para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de um Projeto de Lei que estabelece diretrizes para o reuso da água, ou seja, de reaproveitamento, inclusive de água de chuva”, afirmou Germano Vieira.

Durante sua fala, o secretário citou ainda todo o esforço para modernizar a gestão ambiental no estado. “Assumi a Semad no ano passado e desde então tenho travado uma batalha pela modernização dos serviços ambientais que são oferecidos pela secretaria, esse é um dos maiores desafios que tenho pela frente”, afirmou.

Janice Drumond