Fhidro celebra convênios para proteção e recuperação de bacias mineiras

Quatro bacias hidrográficas em Minas Gerais vão receber recursos para garantir apreservação e recuperação de nascentes e para elaboração de Planos Municipaisde Saneamento Básico em municípios mineiros. Serão investidos mais de R$1,5 milhão para o desenvolvimento de dois projetos. O recurso aplicado vem do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das BaciasHidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).

O primeiro convênio, assinado com a prefeitura de Divinolândia de Minas, tem como objetivo proteger e recuperar as nascentes e aumentar a vazão do Córrego Manoel José, na Bacia do Rio Suaçuí. Nesse projeto serão aplicados mais de R$ 360 mil, no prazo de 22 meses.

Já o convênio assinado com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Cidersu) garantirá a elaboração de 12 Planos Municipais de Saneamento Básico, contemplando os municípios de Alterosa, Campanha, Carvalhópolis, Cordislândia, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Poço Fundo, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, Serrania e Silvianópolis. Os Planos contemplam melhorias nas Bacias Hidrográficas do Entorno do Reservatório de Furnas, do Rio Verde e do Rio Sapucaí. O prazo para execução dos Planos é de 14 meses. Por meio do Fhidro serão aplicados mais de R$ 1,1 milhão nos 12 Planos.

Para a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Melo, a celebração desses convênios é uma ação de extrema importância dentro da política de gestão de recursos hídricos. “Estamos cumprindo a função do Fhidro de financiar projetos que contribuam efetivamente para recuperação das bacias hidrográficas. Além disso, nestes casos, o Plano de Saneamento são ferramentas de planejamento que auxiliarão esses municípios nas suas ações de abastecimento de água, tratamento de esgotos, garantindo ainda a possibilidade de obter financiamento”, frisou.

Milene Duque