Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam apresenta experiência mineira de segurança hídrica em evento da ANA

PDFImprimirE-mail

Foto: ANA/Divulgação

REUNIÃOIGAM DENTRO 1 

Diretora-geral do Igam, Marília Melo, apresentou o tema Segurança Hídrica e Desenvolvimento em sua palestra no seminário
 

A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, palestrou nesta terça-feira, 7 de agosto, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, durante o III Seminário Nacional do ProfÁgua, que é o programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Representando Minas, Marília apresentou o tema Segurança Hídrica e Desenvolvimento e falou das experiências do estado na gestão de recursos hídricos.

 

O evento que teve início na segunda-feira, 5, segue até esta sexta-feira, 9, com mais de 200 alunos e professores dos 14 polos universitários que compõem o programa e estão tendo a a oportunidade de apresentar seus trabalhos e trocar experiências com os especialistas da ANA.O workshop conta com a parceria da rede de universidades que oferecem o ProfÁgua e tem o objetivo de integrar alunos, professores, gestores e parceiros dos diferentes polos do mestrado. Estudantes do ProfÁgua em Minas também participaram do evento e também se reuniram com a diretora-geral do Igam. No nosso estado, o curso de mestrado é oferecido no campus Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

 

Durante o seminário os participantes estão tendo a oportunidade de trocar experiências e debater sobre conhecimentos teóricos e metodológicos dos diferentes projetos dos alunos do ProfÁgua. O encontro também tem o objetivo de identificar possibilidades de cooperação, avaliar o andamento do mestrado, definir diretrizes e metas para consolidação desta iniciativa e estabelecer bases para o fortalecimento da Rede Nacional do ProfÁgua.


Gestão Hídrica

 

Com foco na realidade hídrica nacional, o ProfÁgua visa desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos que aprimorem as competências dos alunos para os desafios na gestão das águas. Com a realização do seminário, o que se busca é promover o conhecimento e a integração entre alunos, professores, gestores dos diferentes polos do ProfÁgua, e especialistas da Agência, além de propiciar a troca de experiências e debates sobre conhecimentos teórico-metodológicos dos diferentes projetos de pesquisa dos alunos.

Por meio dos temas colocados em discussão, o que é pretende ainda é apresentar aos alunos os grandes temas de recursos hídricos em pauta na agenda nacional e internacional, bem como estabelecer as bases para o fortalecimento da Rede Nacional do ProfÁgua, notadamente por meio das tecnologias de informação e comunicação.


No cenário internacional, o objetivo é avaliar o andamento do ProfÁgua e as possibilidades para cooperação internacional e definir diretrizes e metas para a consolidação do programa. Na avaliação de Marília Melo, iniciativas como a da ANA são muito importantes para a gestão de recursos hídricos, porque visam qualificar profissionais da área, seja no âmbito do estado, nos Comitês de Bacia Hidrográfica, ou no mercado. “Com a qualificação, a Ana apoia o melhor desempenho da gestão hídrica em todas essas esferas”, disse. Ainda segundo Marília, o trabalho da Agência tem relação também com o que o Igam está fazendo em Minas. “Com a Revista Mineira de Recursos Hídricos vamos integrar a gestão pública ao setor acadêmico, promovendo o aprimoramento das políticas voltadas para recursos hídricos no Estado. Essa geração do conhecimento com a prática da gestão é uma experiência muito válida para todos os envolvidos com o tema”, afirmou a diretora-geral.

 

REUNIÃOIGAM DENTRO 2

Estudantes do ProfÁgua em Minas também participaram do evento e também se reuniram com a diretora-geral do Igam

 

O ProfÁgua

 

O ProfÁgua é uma parceria firmada entre a ANA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior – CAPES/MEC, por meio de um Termo de Execução Descentralizada – TED, nº 16/2015/ANA, SIAFI nº 685175, para a realização do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional, que atualmente está com 3 turmas de alunos, totalizando 448 alunos e terá vigência até 31 de dezembro de 2019.


Dentre as disciplinas contempladas no referido Programa, está a realização da disciplina obrigatória “MPA_006 SEMINÁRIO II (REDE NACIONAL/ CAPES E ANA)” em que os alunos têm a oportunidade de apresentar os projetos para professores e especialistas da ANA e receber contribuições para aperfeiçoamento dos trabalhos.

 

Valquiria Lopes
Ascom/Sisema

 

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades