Diretora-geral do Igam é aprovada pela Assembleia

A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, foi sabatinada na manhã desta terça-feira (09/04) por comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), criada para analisar a indicação da diretoria ao cargo na autarquia. A indicação de Marília Melo recebeu parecer favorável.

A diretora-geral foi arguida publicamente e logo em seguida recebeu a recomendação, lida pelo deputado José Maia. Participaram também da comissão os deputados Sávio Souza Cruz, Luiz Humberto Carneiro e Lafayette de Andrada. Marília Melo apresentou à comissão as ações e diretrizes do órgão. “A gestão de recursos hídricos tem uma grande interface com outras políticas de estado e isso é um desafio para o Igam. Queremos trabalhar no sentido de propiciar essa interface para a melhoria da qualidade e da quantidade da água em Minas Gerais”, disse.

-dsc1561
A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, durante sabatina na ALMG

O deputado José Maia questionou a diretora sobre os critérios para concessão de outorga em Minas Gerais e como isso pode afetar a competividade e o desenvolvimento econômico do estado. Marília Melo ressaltou que a água pode sim ser um fator limitante para o desenvolvimento, mas que, desde a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, Minas Gerais tem tido essa preocupação. “Outros estudos precisam ser realizados e o Igam vem priorizando o conhecimento dos usos da água para que esses usos possam ser garantidos. A água é um instrumento de viabilização do desenvolvimento de muitas regiões e fazer o equilíbrio entre o desenvolvimento e a sustentabilidade é fundamental”, frisou.

Ela ressaltou, ainda, que em algumas regiões a disponibilidade de água não se contrapõe ao desenvolvimento, por isso, é importante criar mecanismos de garantia de acesso á água, compatibilizando esse acesso ao desenvolvimento da região. A diretora falou também sobre a cobrança pelo uso da água e explicou que é um instrumento previsto na política de recursos hídricos, que tem como objetivo incentivar a racionalização e alavancar recursos para projetos de melhoria da qualidade da água nas bacias onde está implantada.

A recomendação da diretora-geral foi aprovada por unanimidade pela comissão especial. “Suas respostas demonstraram alto nível de conhecimento, clareza e objetividade e nos deixa seguros para apresentar o parecer sobre a indicação de seu nome, além disso, sua formação acadêmica é adequada para o exercício da função, ficando evidente sua capacidade gerencial para ocupação do cargo”, afirmou o deputado José Maia.

-dsc1540
Marília Melo apresentou à comissão especial as ações e diretrizes do Igam

Marília Melo agradeceu aos deputados e reafirmou o compromisso de diálogo do Igam com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Agradeço as colocações e afirmo que todas elas serão objeto de reflexão. Estamos sempre á disposição e abertos ao debate com esta casa”, finalizou.

Experiência

Marília de Melo é engenheira civil com mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, a diretora cursa doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa na área de Fiscalização Ambiental.

Possui experiência na área de gerenciamento e outorga dos recursos hídricos, atuando, desde 2002, no Igam, trabalhando com Outorga de Direito do Uso dos Recursos Hídricos. De 2007 a 2011, foi diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental e, de 2011 a 2013, atuou como subsecretária de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Na área acadêmica, Marília foi professora da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) e da Escola de Engenharia Kennedy, de 2008 a 2012.

Crédito das fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema