Novos integrantes de Comitês de Bacia iniciam trabalho em prol da qualidade das águas

Os integrantes de dois importantes Comitês de Bacia Hidrográfica tomam posse em agosto. Nesta quinta (08/08), assumem o posto os componentes que cuidarão da gestão dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna no período entre 2013-2017. Na próxima segunda-feira (12/08) será a vez da posse e eleição da nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Os comitês de bacias hidrográficas reúnem representantes dos poderes público municipal e estadual, usuários de água e da sociedade civil. Os integrantes têm a missão de discutir e deliberar sobre a gestão local das águas, promovendo o debate sobre as questões hídricas. Dentre suas funções, acompanham a executam o plano de recursos hídricos da bacia e estabelecem mecanismos de cobrança pelo uso da água.

O Comitê dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna tem atuação na região da Zona da Mata que inclui 30 municípios. Serão empossados 48 membros, dentre titulares e suplentes. A reunião de posse é aberta ao público e acorreu às 10h, na Câmara Municipal de Rio Preto.

Já o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas reúne representantes de 51 municípios localizados na área de abrangência do rio, que é um dos mais importantes afluentes do rio São Francisco. É composto por 56 conselheiros, dentre titulares e suplentes. A posse acontecerá a partir de 15 horas, no auditório da Procuradoria da República em Minas Gerais, na avenida Brasil, 1877, bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

O Estado de Minas Gerais possui 36 comitês de bacias hidrográficas. O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) é o órgão do Estado responsável por promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos em Minas Gerais, oferecendo apoio técnico aos Comitês.

Emerson Gomes
Ascom/ Sisema