Comitês mineiros empossam novos membros

Os novos conselheiros de quatro comitês de bacias hidrográficas (CBHs) de Minas Gerais tomarão posse na primeira quinzena de outubro, para o mandato 2013-2017. As solenidades serão abertas ao público e acontecerão no CBH Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande no dia 08/10, no CBH Pará no dia 09/10 e nos CBHs Piranga e Urucuia no dia 10/10.

Todos os membros participaram de um processo eleitoral democrático, com vagas para representantes de instituições do poder público estadual, poder público municipal, sociedade civil organizada e usuários de recursos hídricos, em cada comitê, e foram nomeados por Ato Governamental. Empossados, eles serão responsáveis por promover a gestão das águas de forma participativa na bacia onde estão inseridos.

Após a posse, serão lançadas as candidaturas para a eleição das novas Diretorias desses comitês, compostas por um presidente, um vice-presidente e dois secretários. Eles serão eleitos em plenária, na reunião de posse, e devem representar diferentes segmentos. “Apenas os conselheiros podem se candidatar e têm o direito a voto”, explica a gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas, Lilian Domingues.

Os conselheiros também participarão de curso de capacitação promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o objetivo de fornecer informações e orientações para que eles atuem de forma efetiva, cumprindo suas atribuições legais. No curso serão apresentados o panorama da gestão participativa das águas e a Política Estadual de Recursos Hídricos, com seus objetivos, diretrizes e instrumentos de gestão, além de informações específicas do Comitê.

Posse do CBH Baixo Rio Grande – GD8
A reunião de posse do CBH Baixo Rio Grande acontecerá no dia 08/10, às 09h, no Parque Tecnológico de Uberaba – CEA – Centro de Educação Ambiental: Avenida Randolfo Borges Júnior, 1.000, Bairro Univerdecidade – sala 04 – Uberaba/MG. No total, serão empossados 64 conselheiros, dentre titulares e suplentes. Clique aqui para conhecer o CBH Baixo Rio Grande

Posse do CBH Pará - SF2
Os novos conselheiros do CBH Pará serão empossados no dia 09/10, às 9h30, no auditório da Funedi/ Inesp/Uemg – Av. Paraná, 3001, Jardim Belvedere, Divinópolis/MG. Tomarão posse 40 membros titulares e 40 suplentes. Clique aqui para conhecer o CBH Pará

Posse do CBH Urucuia – SF8
A reunião de posse do CBH Urucuia será realizada no dia 10/10, às 13h30, no Auditório da Câmara dos Vereadores de Unaí, Av. José Luiz Adjuto, 117, Unaí/MG. No total serão empossados 48 conselheiros dentre titulares e suplentes. Clique aqui para conhecer o CBH Urucuia.

Posse do CBH Piranga – DO1
O CBH Piranga terá seus novos membros empossados no dia 10/10, às 13h, no Sindicato Rural de Ponte Nova – Rua João Vidal de Carvalho, 295, Guarapiranga, Ponte Nova/Mg.  Serão empossados 72 novos membros, dentre titulares e suplentes. Clique aqui para conhecer o CBH Piranga.

Caroline Correia
Igam