Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam oferece cursos para capacitação na gestão de recursos hídricos

PDFImprimirE-mail

Nos dias 25 e 26 de março, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) oferecerá minicursos com temática relacionada à gestão dos recursos hídricos. As atividades fazem parte das comemorações do Governo de Minas para a Semana das Águas.

Os cursos serão realizados às tardes, as vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Na terça, 25, a engenheira eletricista Selma Parreira Capanema e a engenheira civil e sanitarista Célia Rennó, representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) ministrarão o curso ‘A Água na cidade do futuro: desafios e perspectivas’.

Foto: Evandro Rodney
perd-materia
Preservação e Conservação dos rios serão tema de minicursos na Semana das Águas

No mesmo dia, a pesquisadora da Fundação Unesco-Hidroex, Sophia Brito, coordenará a atividade ‘Panorama da Conservação de Comunidades Aquáticas em Minas Gerais’, sobre a situação atual do conhecimento da biodiversidade aquática no Estado. No curso, serão abordadas ferramentas empregadas como as listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas e a definição de Áreas Prioritárias para Conservação. Também será abordado o papel das unidades de conservação para as comunidades aquáticas.

Já no dia 26, o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Rossini Ferreira Matos Sena, aplicará a dinâmica ‘Pagamento por Serviços Ambientais’. Na mesma data, o gerente do Centro Internacional de Hidroinformática da Unesco, Rafael Hernando de Aguiar González, ministrará o curso ‘Gestão Territorial Aplicada à Água e Energia’, enquanto Albano Araújo, da The Nature Conservancy (TNC), abordará a ‘Avaliação da Pegada Hídrica’.

Ainda no dia 26, a geógrafa mexicana Norma Angélica Hernández coordenará a dinâmica ‘Conflitos em Bacias Hidrográficas: uma questão de perspectiva’. Atualmente, ela colabora na Fundação Unesco-HidroEx como professora e pesquisadora visitante. “Os conflitos adquirem diferentes significados com uma grande variedade de componentes: social, econômico, cultural e ambiental”, afirma. “É importante identificar tais componentes para determinar como esses conflitos poderão ser abordados na busca de soluções”, completa.

Os minicursos serão realizados no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Mais informações podem ser encontradas na internet no site www.semanadasaguas.com.br

Emerson Gomes
Ascom Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades