Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam lança portal com informações sobre recursos hídricos

PDFImprimirE-mail

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou nesta terça-feira (25), durante a abertura da Semana das Águas 2014, um portal com informações técnicas sobre os recursos hídricos de Minas Gerais. O Portal InfoHidro é parte do trabalho do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) na estruturação do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos (InfoHidro), um dos instrumentos de gestão das águas estabelecido pela Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei Estadual 13.199/1999).

O InfoHidro também disponibilizará, de forma atualizada, os dados e informações técnicas sobre a água no estado de Minas Gerais. No portal, o usuário poderá encontrar dados sobre outorga, cobrança pelo uso dos recursos hídricos, séries históricas de monitoramento da qualidade da água, mapas e relatórios, além de bases cartográficas dos recursos hídricos do Estado, biblioteca digital, dente outras. O portal também traz uma inovação em termos de disponibilização de dados, que é a calculadora do índice de qualidade da água (IQA) e da contaminação por tóxicos (CT), sendo que o Igam é pioneiro na disponibilização desse tipo de serviço no Brasil.

“Os dados são trabalhados de forma a gerar informações acessíveis aos diversos públicos e segmentos da sociedade. Desta forma, trará desde dados extremamente técnicos até boletins informativos de qualidade da água que seja acessível ao público leigo, mas igualmente importante como cliente da política pública de águas”, explicou a diretora-geral do Igam, Marilia Melo.

Semana discute ciência na gestão das águas

A busca por soluções e novas tecnologias para o aprimoramento da gestão das águas no estado de Minas Gerais foi o foco das discussões na abertura da Semana das Águas 2014. O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, ressaltou, na abertura do evento a preocupação com a segurança hídrica vivida no país e a importância da participação da sociedade na busca de soluções para os problemas enfrentados. “Vamos discutir nesses dias de evento a questão da segurança hídrica, e Minas Gerais, que é provedor de água para oito estados brasileiros está enfrentando problemas que achávamos que só teríamos daqui a muitos anos, por isso, a participação da sociedade, por meio dos Comitês de Bacia, é importantíssima, para definirmos ações que garantirão a qualidade e a quantidade das águas em Minas Gerais”, disse.

Ele falou também do desafio na busca do equilíbrio entre o desenvolvimento, a geração de renda e a preservação ambiental. “Temos que, juntos, buscar soluções na área de saneamento, precisamos melhorar a produtividade da pecuária e da agricultura com a melhoria genética e na qualidade da produção. Para isso, precisamos colocar a água como pauta permanente nas agendas dos diversos setores”, ressaltou.

A abertura da Semana das Águas 2014 contou, também, com o lançamento do 1º Relatório de Gestão e Situação dos Recursos Hídricos em Minas Gerais. “O Relatório faz uma avaliação histórica da gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais, mostrando nossos potenciais conflitos, além de trazer os desafios futuros para a gestão de recursos hídricos no Estado”, disse, Marília Melo.

Milene Duque
Ascom Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades