Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Especialistas debatem uso da tecnologia na gestão de recursos hídricos

PDFImprimirE-mail


Como parte das atividades da Semana das Águas de 2014, teve início nesta quarta (26/03), no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o Ciclo de Debates ‘Ciência, Tecnologia e Inovação em Recursos Hídricos. As discussões seguem as linhas temáticas, ‘Água e energia’ e ‘Segurança Hídrica’, e apresentam ações desenvolvidas em todo o País.

Entre os palestrantes, o gerente de Energia da S/A Usina Coruripe Açúcar e Álcool, Valdemar Vargas de Oliveira apresentou o painel ‘Produção de bioeletricidade no setor sucroenégetico’. Ele observa que o trabalho de geração de energia a partir do bagaço e palha da cana começou em 2002, com o racionamento de energia ocorrido naquele ano. “A Coruripe foi a primeira usina de Minas a se conectar ao sistema Cemig”, afirma.

Oliveira apresentou um panorama da situação atual da produção de bioeletricidade e para ele, a geração de energia a partir da cana tem grande potencial de crescimento. “Em 2011, foram gerados 4.158 Megawatts (MW) de energia e a projeção é que chegue a 15.287MW em 2021”, observa. “Para a atividade expandir ainda mais é necessário criar mecanismos para competir com as outras fontes de energia”, completa.

Já Natacha Sobanski, da Fundação Grupo Boticário, apresentou a experiências de pagamento por serviços ambientais em Brumadinho, com o Projeto Oásis. “O trabalho visa estimular a conservação de áreas naturais para conservação de recursos hídricos”, afirma. “A iniciativa foi inspirada no modelo adotado nos Estados Unidos, na bacia do rio Catskill que abastece a cidade de Nova Iorque, onde foi adotado o pagamento aos proprietários rurais”, afirma. Atualmente, o projeto também é desenvolvido na Região Metropolitana de São Paulo, em Santa Catarina e no Paraná.

Segurança Hídrica

O Ciclo de Debates continuará nesta quinta (27/03) com o tema ‘Segurança Hídrica’. Entre os convidados, o coordenador do Departamento de Engenharia Hidraúlica da Universidade Federal do Ceará, Francisco de Assis de Souza Filho, abordará a questão no cenário nacional.

Já o consultor e diretor da Potamos Engenharia e Hidrologia Ltda., Márcio Cicareli, analisará o cenário estadual. Completando a programação do dia, o engenheiro especialista em recursos hídricos, Gilberto Valente Canali, fará uma apresentação sobre os Instrumentos Normativos e Segurança Hídrica.

O Ciclo de Debates ‘Ciência, Tecnologia e Inovação em Recursos Hídricos’ é promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O segundo dia do evento será realizado no auditório da Fiemg, na avenida do Contorno, 4456, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas. Mais informações estão disponíveis na internet, no endereço www.semanadasaguas.com.br

Ciclo de Debates ‘Ciência, Tecnologia e Inovação em Recursos Hídricos’
Data: 27 de março de 2014
Horário: 9 horas
Local: Auditório da Fiemg - avenida do Contorno, 4456, bairro Funcionários, Belo Horizonte (dia 27)

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades