Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Gestão de recursos hídricos mineira é a mais transparente do País

PDFImprimirE-mail

A gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais foi apontada como a mais transparente entre os Estados brasileiros. Artigo publicado pelo Laboratório de Governança Ambiental da Universidade de São Paulo, em fevereiro, indica Minas a frente de São Paulo e Espírito Santo, segundo e terceiro colocados respectivamente.

O Projeto "Transparência na Gestão de Recursos Hídricos do Brasil" foi publicado pelos pesquisadores Vanessa Empinotti, Pedro Jacobi, Ana Paula Fracalanza, Wilson Cabral de Sousa Junior, Ana Paula Pereira e Claudia Parucce Franco. O estudo avalia o grau de transparência da gestão por meio das informações disponíveis eletronicamente nas páginas oficiais dos órgãos gestores, no caso de Minas Gerais, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Foto: Evandro Rodney
Gestão de Recursos Hídricos de Minas é a mais transparente

A metodologia utilizada foi adaptada de um modelo espanhol e observa seis temas principais: informações sobre o sistema; relações com o público e as partes interessadas; transparência nos processos de planejamento, na gestão dos recursos e usos da água, econômico-financeira e em contratos e licitações. No Brasil, foi utilizado o Índice de Transparência no Manejo da Água (INTRAG), sendo que o valor máximo é de 100%.

A pesquisa indicou que os resultados do INTRAG no Brasil variaram entre 2% e 65%.   Minas alcançou o índice de 65% enquanto São Paulo, o segundo colocado teve 58%, seguidos por Espirito Santo, Sergipe e Ceará. Os índices mais baixos foram para Amazonas, Piauí e Amapá.

Gestão compartilhada

A diretora-geral do Igam, Marília Carvalho de Melo, aponta o resultado obtido por Minas no estudo como fruto do trabalho que sempre norteou os técnicos do Instituto. “Buscamos compartilhar a gestão com a sociedade, tornando as informações sobre os recursos hídricos em Minas cada vez mais acessíveis”, destaca.

Ela observa que o trabalho está sendo aperfeiçoado a cada dia e cita como exemplo o recém-lançado Portal InfoHidro, que disponibiliza, de forma atualizada, os dados e informações técnicas sobre a água no estado de Minas Gerais. “Além de mapas, informações históricas e atuais sobre a gestão dos recursos hídricos em Minas, o portal traz a calculadora do índice de qualidade da água e da contaminação por tóxicos, sistema pioneiro no Brasil”, afirma.

Marília destaca ainda o a elaboração do 1º Relatório de Gestão e Situação dos Recursos Hídricos em Minas Gerais. “O estudo faz uma avaliação histórica da gestão das águas em Minas, mostrando conflitos, ações e desafios futuros”, destaca Marília Melo. “O Portal InfoHidro e o Relatório fazem parte do trabalho do Igam na estruturação do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos (InfoHidro), dando continuidade à diretriz de tornar as informações cada dia mais transparentes para os componentes do Sistema e para a sociedade”, completa.

Emerson Gomes
Ascom Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades