Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam conclui primeira etapa da Rede de Alerta em Bacias prioritárias

PDFImprimirE-mail

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) concluiu, na última semana de outubro , a primeira de quatro etapas da campanha para a instalação da Rede de Alerta nas Bacias do Paraopeba, Muriaé, Velha e Sapucaí, consideradas prioritárias para o estado. O objetivo é monitorar os períodos de cheia e seca e, consequentemente, conhecer as condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos do estado.

Na primeira etapa foram instaladas 11 estações ao longo das bacias do Paraopeba e do Muriaé. Para a escolha da localização de cada uma delas o Igam baseou-se nas informações dos registros de decretos de situação de emergência ocorridos nos últimos anos, de acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), nos registros de óbitos por desastres naturais, no conhecimento de campo e experiência dos profissionais da área e no Atlas de Vulnerabilidade a Inundações do Estado de Minas Gerais de 2013.

Foto: Arquivo Igam
estacoes-de-monitoramento-materia
Uma das estações instaladas ao longo das bacias

 

De acordo com a gerente de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos do Igam, Jeane Dantas de Carvalho, com os novos equipamentos o Instituto irá incrementar o trabalho da Sala de Situação de Eventos Hidrometeorológicos Críticos. “Será possível unir os dados hidrológicos aos meteorológicos e obter melhores resultados relativos às informações ambientais, hidrológicas e meteorológicas do estado, com melhoria da qualidade das informações aos usuários e ao poder público para tomada de decisões”, destaca.

Na bacia do Muriaé foram instaladas cinco estações, sendo três pluviométricas duas fluviométricas. Já no Paraopeba foram instaladas seis estações, sendo quatro pluviométricas e fluviométricas e duas pluviométricas. Para a segunda etapa está prevista a colocação de outras 14 estações ao longo dessa bacia e outras 21 no Velhas e no Sapucaí, totalizando o sistema de 46 estações,  com previsão de conclusão até o final de 2015.

Ana Carolina Seleme
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades