Igam divulga boletins de qualidades das águas com foco nos Comitês de Bacia

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou, no último dia 3, novos produtos voltados para os Comitês de Bacias Hidrográficas e para o público em geral. São boletins anuais de avaliação da qualidade das águas do estado divididos por Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs) que apresentam, de forma detalhada, o panorama da qualidade das águas nessas UPGRHs, mais bacias do Leste e sub-bacias do ribeirão Pampulha e do Parque Estadual Serra Verde.

Os novos boletins, disponíveis no Portal dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e no Portal InfoHidro do Igam, permitem aos representantes dos CBHs e aos usuários de água das bacias verificarem a evolução do Índice de Qualidade das Águas (IQA) nos últimos anos e visualizarem os indicativos de contaminação fecal, enriquecimento orgânico e presença de substâncias tóxicas em cada trecho monitorado do curso d’água. Ainda está prevista para este mês a publicação dos novos Relatórios Trimestrais de avaliação da qualidade das águas no estado de Minas Gerais.

Foto: Arquivo Igam
analise-de-agua
Equipe durante coleta de água para análise

De acordo com a gerente de Monitoramento de Qualidade das Águas do Igam, Katiane Brito, os novos documentos têm o objetivo de trazer informações com uma linguagem mais clara para os usuários dos comitês de bacia. “Os novos modelos do boletim e do relatório trimestral visam uma atuação mais assertiva e contundente dos usuários das águas nas bacias mineiras”, afirma.

Para ter acesso aos boletins e relatórios acesse: http://portalinfohidro.igam.mg.gov.br/ e http://comites.igam.mg.gov.br/boletim-qualidade-das-aguas

Ana Carolina Seleme
Ascom Sisema