Projetos do Simge são aceitos na chamada de previsão de tempo e clima

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) desenvolveu, em 2014, dois projetos que foram aceitos na chamada brasileira de previsão de tempo e de clima. O evento ocorreu durante o mês de dezembro e teve como objetivo contribuir para a prevenção dos desastres naturais.  Os projetos são o Geonetcast que é um sistema de baixo custo para recebimento e análise de dados ambientais e o Sigmacast que consiste no monitoramento e previsão de curto prazo baseado em produtos de sensoriamento remoto.

A chamada é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento visa ampliar a capacidade brasileira de previsão de tempo e de clima, em especial a previsão de eventos extremos, contribuindo para a prevenção dos desastres naturais.

De acordo com a meteorologista do Simge, Paula Pereira de Souza, os sistemas foram desenvolvidos em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e outras entidades, durante o ano de 2014. “A chamada também busca promover a descentralização das atividades de pesquisa e desenvolvimento em meteorologia e climatologia por meio do fortalecimento dos centros de meteorologia, climatologia e hidrologia dos estados”, afirma. “As pesquisas foram elaborados envolvendo diversos centros estaduais de meteorologia, climatologia e hidrologia para estreitar a cooperação interinstitucional”, complementa.

A meteorologista ressalta, também, que os sistemas visam prevenir catástrofes naturais. “Com a utilização das novas ferramentas promoveremos a assimilação de dados de satélites ambientais e radares meteorológicos na previsão ambiental necessária para a previsão de desastres ambientais naturais”, disse.

“Com os sistemas Geonetcast e Sigmacast a expectativa é de receber em tempo real os dados ambientais, analisá-los em um sistema de informações geográficas e desenvolver produtos de previsão imediata com base nos dados regionais coletados”, afirmou Souza. Ela relatou, ainda, que as funcionalidades irão ajudar no aprimoramento da previsão de tempo e de clima por intermédio do uso de tecnologias de sensoriamento remoto e modelagem atmosférica e hidrológica.

Ainda de acordo com Souza os sistemas irão oferecer informações com alto grau de confiabilidade e praticamente em tempo real, possibilitando maior capacidade de reação aos eventos hidrometeorológicos críticos.

Leandro Félix
Ascom Sisema