Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Sisema assina pacto para conservação e recuperação de bacias hidrográficas

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) assinou, nessa quarta-feira (25/03), durante evento em Comemoração ao Dia Mundial da Água, o Pacto das Águas com o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. O acordo tem como objetivo fortalecer a gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais e representa um marco na gestão ambiental do Estado.

“O Pacto dá uma clara demonstração de que o compromisso do governo é de ser de fato um governo de todos, que escuta e que não abre mão da celeridade, da pronta reação e da pronta ação em relação às questões do Estado e que não renuncia ao diálogo permanente e à participação popular. A presença do Fórum Mineiro de Comitês nesse ato significa que nós queremos alargar o universo das pessoas e dos mineiros comprometidos com o meio ambiente, especialmente às questões relativas à água”, frisou o Secretário.

 

Foto: Janice Drumond
2603.3
Autoridades do Estado firmam pacto com os Comitês de Bacia

 

De acordo com o documento serão desenvolvidas ações conjuntas em prol da melhoria dos recursos hídricos. Dentre elas, estão a revitalização e proteção dos rios de Minas, com a adoção de metas de enquadramento em classes compatíveis aos usos preponderantes das águas, a observação da bacia hidrográfica para planejamento das políticas públicas setoriais e os esforços necessários para a minimização dos impactos da escassez hídrica para o abastecimento das cidades que estão em estado crítico, entre outras.

“As ações do Governo de Minas com relação à conservação da água não se resumem a medidas de engenharia, de obras, que são muitas vezes úteis, mas nós enfrentaremos a crise hídrica indo além dessas ações. Teremos compromisso com a educação ambiental, com a conservação do solo, com a preservação das nascentes, com o plantio, com o resgate de nossa riqueza florística e com uma visão sistêmica do meio ambiente, que esperamos conseguir com o engajamento da sociedade, das pessoas, que possam se apropriar das riquezas ambientais como algo que seja caro, portanto, merecedor de seu zelo e de seu cuidado”, afirmou.

 

Diogo Franco e Milene Duque
Ascom/Sisema

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades