Igam participa de discussões sobre a crise hídrica e uso sustentável da água

O Igam vem participando das discussões preparatórias para o Seminário Legislativo Águas de Minas III – Desafios da Crise Hídrica e Construção da Sustentabilidade, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A Etapa final do Seminário acontece de 29 de setembro a 02 de outubro na ALMG. A fase de discussões no interior vai até o dia 20 de agosto e vai percorrer as cinco Bacias Hidrográficas de Minas Gerais.

O objetivo do Seminário Legislativo é discutir propostas que visam à promoção do uso racional e sustentável dos recursos hídricos do Estado, a sua proteção e conservação. Além disso, serão debatidas também as ações que podem ser implantadas para enfrentar o crescente desafio de garantir água em quantidade e qualidade para todos.

A diretora geral do Igam, Fátima Chagas, participou do programa Panorama, da TV Assembleia, que está discutindo o assunto e entrevistando pessoas que estão envolvidas com o tema.

“Com ações de proteção das áreas de recarga, proteção de nascentes e o uso adequado da ocupação do solo é possível reverter esse quadro de escassez que estamos vivendo. Acredito também que o governo e a sociedade devem se empenhar para que essas medidas sejam implementadas”, afirmou Fátima.

Fátima falou a ainda que a crise hídrica pode ser uma oportunidade de implementar uma gestão mais efetiva de recursos hídricos. “É preciso entender também que escassez está ligada a problemas de gestão, ao uso irracional e ao manejo inadequado em atividades produtivas”.

Crédito: Janice Drumond

Fátima interna

Fátima Chagas falou sobre a crise hídrica no programa Panorama

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Recursos Hídricos do Igam, Thiago Figueiredo Santana, é o representante do Instituto no Seminário e também conversou com a TV Assembleia sobre o período de escassez hídrica que estamos enfrentando.

Thiago explicou que, além da falta de chuva, a demanda pelo uso da água vem aumentando, devido a vários fatores, entre eles o crescimento econômico, e que tudo que se produz no mundo envolve consumo de água.

“Precisamos, de agora em diante, fazer um planejamento envolvendo não só o Estado, mas todos os setores da sociedade. É preciso também que as pessoas entendam que abundância e desperdício não são sinônimos. Quando ocorre abundância com desperdício vai haver racionamento”, ressaltou.

Assista ao Programa Panorama acessando os links abaixo:

Bloco 1

Bloco 2