Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Fórum discute soluções para superar a crise hídrica

PDFImprimirE-mail

Nos dias 26 e 27 de agosto, o município de Alto Caparaó, localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, sediou a 40ª reunião ordinária do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH). O encontro é promovido a cada dois meses e reúne representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o Estado e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).  O  objetivo é debater a gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais.

O Igam foi representado pela diretora-geral, Fátima Chagas; pelo diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Breno Lasmar, e pela gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas, Januária Fonseca Malaquias.

Durante os dois dias, foram identificados os desafios e discutidas as soluções para uma gestão eficaz dos recursos hídricos do Estado, considerando a diversidade de Minas Gerais e os problemas específicos de cada região. “Por isso a integração dos CBHs mineiros facilita as nossas discussões e com certeza facilita a encontrar as soluções possíveis naquela bacia hidrográfica”, afirmou Hideraldo Buch, coordenador do Fórum Mineiro de Comitês,

Ainda segundo Hideraldo, “o grande objetivo do encontro é articular a integração e a gestão dos comitês nos âmbitos estadual e federal, no que couber a cada um, visando o seu fortalecimento como parte do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de Minas Gerais”.

Para Breno Lasmar, o Fórum foi muito positivo e contou com a participação efetiva dos comitês. “Foram 24 comitês presentes, debatendo questões relacionadas à sustentabilidade do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos e à implementação da política das águas”.

Breno destacou a definição do calendário de reuniões entre a Coordenação do Fórum Mineiro, a Semad e o Igam para o acompanhamento das ações previstas no “Pacto das Águas”, assinado pelo governador Fernando Pimentel e os 36 comitês de bacias hidrográficas mineiros. “Esperamos que cada presidente de CBH retorne com os assuntos discutidos para os seus comitês e que possa levar a todos as propostas, ideais e visões de futuro que foram tratadas", ressaltou.

Foto: FMCBH/Divulgação
FMCBH matéria
CBHs e Igam debatem soluções para superar crise hídrica

Conforme Fátima Chagas, diretora-geral do Igam, foram muitas as dúvidas dos comitês de bacias.“Perguntaram sobre as dificuldades de recursos, pediram esclarecimentos sobre a fiscalização, o Bolsa Verde, questionaram a necessidade de aproximação com o órgão gestor para desenvolvermos ações conjuntas para superar a crise hídrica, enfim, levantaram diversas questões pertinentes”, contou Fátima. Os comitês foram orientados, pela diretora, a enviarem todas as questões ao Igam para que possam ter o devido encaminhamento.

“Comitês e Igam devem trabalhar sempre em conjunto, pois formamos um sistema de gestão de recursos hídricos. Um não funciona bem sem o outro”, concluiu Fátima.

 

Romyna Lanza

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades