Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Conferência reúne especialistas na gestão de recursos hídricos em Uberlândia

PDFImprimirE-mail

Os ambientes legais e institucionais da gestão dos recursos hídricos no Brasil e em Minas Gerais serão tema de debate nesta terça (15/09), na Conferência Nacional de Segurança Hídrica (CNSH). O evento, que é realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, trata dos riscos e perspectivas da demanda de água no Brasil.

No debate desta terça, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) será representado por seu diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Breno Esteves Lasmar. O outro debatedor será o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério de Meio Ambiente, Ney Maranhão.

A CNSH teve início no dia 13 de setembro e reúne, durante quatro dias, representantes de todo o País em discussões sobre o problema da escassez hídrica que atinge o país. A conferência é realizada pelos Comitês da Bacia Hidrográfica (CBHs) do Rio Araguari e do Rio Paranaíba, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pela Pool Comunicação.

Até o dia 16 de setembro, serão realizados fóruns de debate, oficinas, palestras e feira de produtos e serviços. Ao final da programação será elaborado um protocolo de intenções que reunirá as propostas para enfrentar o desafio da segurança hídrica no Brasil. No documento, estarão reunidas as contribuições dos setores de hidroeletricidade, indústria e mineração, meio ambiente, agropecuária e aquicultura, saneamento e saúde e administração pública e sociedade civil.

Palestrantes

A CNSH foi aberta com a palestra do especialista em assuntos ambientais e desenvolvimento sustentável, Peter Gammeltoft. Mestre em engenharia química pela Universidade Técnica da Dinamarca, ele permaneceu por 12 anos na Agência do Meio Ambiente e abordou o tema “Construindo soluções para a segurança hídrica: cenários, perspectiva e experiência”.

Entre os palestrantes e debatedores da Conferência, destaque para a apresentação da diretora da Agência Nacional das Águas (ANA), Gisela Forattini, que abordará, nesta terça (15/09), o Plano Nacional de Segurança Hídrica. Nos outros dias do evento, destaque para a participação do presidente CBH Velhas, Marcus Vinícius Polignano, e do presidente da comissão de Direito Ambiental da Organização dos Advogados do Brasil de Minas, Mário de Lacerda Werneck Neto.

Mais informações e a programação completa da Conferência Nacional de Segurança Hídrica (CNSH) estão disponíveis no site oficial do evento: www.cnsh.com.br.


Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades