Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Encob discute gestão das bacias hidrográficas

PDFImprimirE-mail

Aconteceu, entre os dias 04 e 09 de outubro, o XVII ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), em Caldas Novas, Goiás. O objetivo do Encob é discutir o aprimoramento da gestão das bacias hidrográficas. No total, 25 CBHs mineiros participaram do encontro.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) foi representado pela diretora-geral, Maria de Fátima Chagas Dias Coelho, pelo diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Breno Esteves Lasmar, e pela gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas, Januária Malaquias.

Minas Gerais enviou para o Encob a segunda maior delegação, com um total superior a 220 representantes, sendo superado apenas pelo Estado sede do evento, Goiás.

As conferências abordaram os temas “Rumo a Brasília 2018: 8º Fórum Mundial da Água”, “Segurança hídrica como política pública”, “Segurança hídrica como base para o desenvolvimento”, “Sustentabilidade dos comitês de bacia”, “Água e turismo”, “Comitê: indutor da gestão dos recursos hídricos”, “A importância da informação e das novas tecnologias para gestão dos recursos hídricos”, “Planejamento hídrico para habitação, abastecimento e saneamento”.

Além das conferências, foram realizadas seminários de comunicação, oficinas e cursos de capacitação e atualização sobre temas relacionados à gestão de águas.

“Várias experiências exitosas foram apresentadas, proporcionando uma troca importante de ideias”, observou Fátima Chagas.

Para Fátima, o Encob possibilita a interlocução entre todos os agentes envolvidos na gestão de recursos hídricos, fortalecendo e garantindo a qualidade de tal gestão.

 
Foto: Divulgação/Encob

560 x 370

Os participantes do Encob participaram de oficinas, seminários e cursos de capacitação


Fórum Nacional das Águas

No primeiro dia do Encob (5/10), o Igam coordenou a reunião do Fórum Nacional dos Órgãos Gestores das Águas – Fórum Nacional das Águas.

O Fórum Nacional das Águas, formado pelos dirigentes dos órgãos gestores de recursos hídricos do Brasil, tem por finalidade fomentar a troca de experiências entre os órgãos gestores estaduais, apoiar os sistemas estaduais de recursos hídricos e colaborar para o fortalecimento do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos.

Durante o evento, ficou definida a composição da Coordenação Geral para o biênio 2016/2017, que passou a ser formada pelos órgãos gestores de recursos hídricos dos estados de Goiás, como Coordenador Executivo, do Rio de Janeiro, como Coordenador Administrativo, e de Minas Gerais, como Secretário.

Como pontos prioritários de trabalho para o ano de 2016, destacam-se:
•    Sustentabilidade jurídica, institucional e financeira dos Sistemas Estaduais e Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
•    Interface das políticas setoriais com a política de recursos hídricos;
•    Avaliação do Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
•    Avaliação do Programa PROGESTÃO pelos Estados;
•    Planos de Segurança Hídrica.

 

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades