Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Tecnologia melhora trabalho de previsão do tempo em MG

PDFImprimirE-mail

Com o início do período chuvoso, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) redobra a vigilância sobre os eventos hidrometeorológicos para minimizar os possíveis efeitos das cheias para a população. O Instituto é o responsável por disparar os avisos meteorológicos para que os municípios, através da sua Defesa Civil ou agente comunitário, tomem as providências necessárias para avisar a população.

Os radares meteorológicos localizados em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Almenara e São Francisco são um aprimoramento na prevenção aos efeitos das chuvas. O equipamento alcança 324 municípios localizados na Zona Metalúrgica e Campo das Vertentes, boa parte da Bacia do Rio Doce, da Zona da Mata e do Alto São Francisco, 68 no Vale do Jequitinhonha e 82 no Norte de Minas, e permite antecipar ocorrências de chuva, granizo, intensidade dos ventos e a velocidade de deslocamento das tempestades.

O monitoramento é realizado 24 horas por dia na Sala de Situação de Eventos Críticos e Hidrológicos de Minas Gerais, localizada na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. As informações obtidas pelo monitoramento são interpretadas e transformadas em avisos meteorológicos e informações, que são enviados para os órgãos de Defesa Civil municipais e estadual para que tomem as medidas necessárias.

 

 
Crédito: Janice Drumond
simge201115
Trabalho de monitoramento realizado na sala de situação do Simge

 

“Os alertas gerados permitem que as autoridades, na tomada de decisão, retirem ou não a população das áreas atingidas por tempestades e enchentes, minimizando perdas materiais e humanas”, explica a gerente de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos do Igam, Jeane Dantas de Carvalho. “Os avisos são enviados por SMS para os 853 municípios mineiros que estão cadastrados junto ao Igam”, completa.

O trabalho de monitoramento e vigilância atmosférica realizado pelos técnicos do Igam conta ainda com informações de outras ferramentas agregadas à utilização de radares meteorológicos. “Imagens de satélite, a rede de estações meteorológicas, os sistemas de detecção de raios são alguns dos instrumentos que nos permitem fazer previsões meteorológicas mais exatas e emitir os alertas rapidamente”, observa Jeane Dantas.

As previsões e todas as informações hidrometeorológicas levantadas pelo Igam estão disponíveis na internet no site do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais: www.simge.mg.gov.br

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades