Volume de chuvas de janeiro é o melhor desde 2013

“Desde 2013, a chuva, em janeiro, não era tão bem distribuída pelo estado de Minas quanto tem sido neste ano”. A boa notícia vem de Adelmo Correia, meteorologista do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais.

Se no último trimestre de 2015, a chuva ficou abaixo da média climatológica em todo o estado, em janeiro, ficou em torno da média na maioria das regiões e acima da média no Centro-Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.

Em Belo Horizonte, o acumulado de chuva do mês já superou a média climatológica, principalmente, nas áreas próximas à Serra do Curral. “Como ainda faltam nove dias para este mês terminar, sem dúvidas, a chuva acumulada deverá superar a climatologia nas demais regionais de BH”, prevê o meteorologista.

Imagem: Simge

Chuva gráfico220116

Minas tem melhor distribuição de chuvas desde 2013

Adelmo Correia explica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é a principal causa do grande volume de chuvas. A ZCAS é uma faixa de nebulosidade persistente, que se estende por todo o Atlântico Sul Central até o sul da Amazônia e tem forte atuação no verão. “A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva nesta época do ano”, diz Adelmo. É a ZCAS, por exemplo, a responsável pelos períodos de enchentes na região sudeste do Brasil.

Para os próximos dias, o tempo ainda continuará instável em Minas Gerais. Os maiores volumes de chuva deverão ocorrer no Norte, Nordeste e Leste do estado. Na região metropolitana de BH, o sol voltará a aparecer, mas as chuvas isoladas não estão descartadas.

Romyna Lanza