Reunião do Fórum Mineiro de Comitês discute gestão das águas em Minas

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentou na manhã desta quarta-feira (02/03), durante XLIII Reunião Ordinária do Fórum Mineiro de Comitês, as proposta para estruturação do Programa de Fortalecimento da Política Estadual de Recursos Hídricos. Cerca de 20 comitês estavam representados na reunião.

O analista ambiental do Igam, Rodrigo Mundim, apresentou a proposta para implementação dos programas dos planos de Recursos Hídricos. “Minas Gerais é considerado um dos estados mais avançados na gestão de recursos hídricos no país, mas ainda temos muitos desafios. A proposta do Igam é fortalecer cada vez mais as políticas de gestão no estado”, disse.

Crédito: Janice Drumond
020316
Integrantes do Fórum discutem gestão de recursos hídricos durante reunião do Fórum

Segundo o analista, a implementação dos planos se daria por núcleos, definidos por Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH), com ações prioritárias definidas em parceria com os Comitês e possíveis de serem executadas pelo Igam. Os programas prioritários citados foram: articulação institucional; monitoramento da qualidade da água; sistema estadual de informação de recursos hídricos; cobrança pelo uso da água; regularização da vazão e Plano Municipal de recursos hídricos.

Segundo a proposta apresentada pelo Igam, os Comitês devem encaminhar para o órgão gestor os programas prioritários de cada Comitê. “Queremos estabelecer uma agenda permanente de trabalho, discutindo com os comitês o arranjo que for melhor”, frisou Rodrigo.

Os integrantes do Fórum decidiram, durante a reunião, criar um grupo de trabalho para alinhamento das propostas apresentadas pelo Igam. O grupo foi formado por seis pessoas, com um representante de cada núcleo de unidade de gestão estabelecidas no Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Após a discussão com o grupo de trabalho, as ações prioritárias serão encaminhadas ao Igam.

Milene Duque