Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Minas celebra Dia da Água com olhar voltado para o futuro

PDFImprimirE-mail

As comemorações do Dia Mundial da Água pelo Governo de Minas Gerais tiveram seu ponto alto nesta terça (22/03) com palestras e debates sobre “Água e Emprego”, tema do relatório da ONU 2016. O evento, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e reuniu especialistas na gestão dos recursos hídricos de todo o Estado.

 

Na solenidade de abertura, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, observou que datas como o Dia da Água propõem uma reflexão sobre a importância do tema e provoca ações. “Em Minas, nossa maior ação é a reestruturação do Sisema (Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) que permitirá uma melhor distribuição das atividades pelo território mineiro”, afirma.

A diretora-geral do Igam, Fátima Chagas, destacou o Relatório da ONU sobre “Água e Emprego”, divulgado hoje (22/03), que trouxe dados sobre a situação da água no mundo e sua ligação com o mercado de trabalho. “O estudo indica que ¾ dos empregos no mundo dependem da água”, observou. “É um desafio para todos estabelecer um nexo entre a preservação da água e os empregos”, completou.


Agência Minas

GIL 7784 final
A diretora-geral do Igam destacou o Relatório da ONU

Já o presidente do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, Hideraldo Buch, apontou a necessidade de fortalecimento dos colegiados que reúnem pessoas e organizações intimamente ligadas aos recursos hídricos de sua região. “Os comitês têm o trabalho de tentar minimizar os problemas no interior da bacia”, afirma.

Durante a abertura, a diretora-geral do Igam entregou uma placa de homenagem a Heloisa Moreira Torres Nunes. Ela foi uma das responsáveis pela implantação do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) do Igam. A homenagem marcou ainda a celebração do dia do Meteorologista, comemorado em 23 de março.


Foto: Romyna Lanza

Secretário
Heloisa Nunes recebeu a placa de homenagem, entregue pelo Secretário Sávio Souza Cruz e pela diretora-geral do Igam, Fátima Chagas

Segurança

A palestra sobre ‘Segurança Hídrica’, proferida pelo professor Carlos Tucci, atualmente diretor da Rhama Consultoria Ambiental, foi o ponto alto da manhã. “A lei de recursos hídricos tem como um dos seus objetivos a gestão de eventos extremos, entendidos como situações limites de disponibilidade hídrica e cenários de inundação”, afirmou.


Agência Minas

GIL 7806 final
Professor Carlos Tucci durante palestra no Dia Mundial da Água

“A segurança hídrica é a preparação de medidas preventivas em situações de risco que coloquem risco à população, aos meios econômicos e ao meio ambiente”, explicou Tucci. Numa das extremidades, estão as inundações, em áreas urbanas ou ribeirinhas, e na outra estão os períodos de estiagem ou de seca, que é quando a falta de chuvas acontece por um período longo.

Tucci ressaltou que as mudanças naturais sempre existiram e fazem parte do clima do globo. “A história mostra diferentes relatos de civilizações que desapareceram ou se mudaram devido às condições climáticas, como os Maias, na América Central, e os índios Anassasis, nos Estados Unidos”, destaca. “O clima sempre mudou, nunca foi estável, embora as pessoas só percebam a variação dentro do ano”, completa.

Para o professor, independente da fonte da variabilidade climática, o ser humano precisa se adaptar às variações maias prolongadas de clima. “Um gerenciamento de riscos eficiente pode reduzir os impactos decorrentes de efeitos climáticos, seja nas áreas urbanas ou nas rurais”, afirmou Tucci.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades