Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Curso de segurança hídrica capacita profissionais da área ambiental

PDFImprimirE-mail

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em parceria com a Rhama Consultoria Ambiental, promoveu de 19 a 23 de setembro um curso de segurança hídrica com o objetivo de orientar os técnicos sobre os diferentes conceitos e elementos utilizados na Segurança Hídrica. O curso foi ministrado pelo professor Dr. Carlos Eduardo Morelli Tucci, renomado profissional na área de engenharia civil com ênfase em recursos hídricos.  

 

Durante o curso foram tratados temas como disponibilidade hídrica, qualidade da água, inundações, gestão de recursos hídricos, hidrologia, segurança hídrica e conceitos de probabilidade estatística.

 

A diretora geral do Igam, Fátima Chagas, falou da importância dessa temática para atuação do Igam como órgão gestor de recursos hídricos em Minas Gerais e da capacitação de seus servidores para a melhoria do trabalho executado no dia-a-dia. “A questão da gestão de recursos hídricos é sistêmica, interdisciplinar e requer cada vez mais conhecimento por parte da equipe técnica para exercício de suas atividades. A capacitação é instrumento fundamental para que os servidores possam se atualizar, modernizar, trocar opiniões e disseminar conhecimento”, frisou.

 

Crédito: Janice Drumond
260915-2
O curso de segurança hídrica orientou técnicos do Igam e de outros órgão de Estado

 

O analista ambiental do Núcleo Regional de Gestão das Águas do Igam, em Juiz de Fora, Eduardo de Araújo Rodrigues, explicou que o curso trabalhou em quatro pilares: saneamento básico, resíduos sólidos, drenagem urbana e tratamento de água; mostrando como os temas se integram às atividades do órgão. “Observamos durante o curso que os investimentos em qualidade da água e eventos climáticos devem ser analisados em períodos entre décadas. Os efeitos, tanto para seca quanto para enchentes, também devem ser observados da mesma forma, para que as avaliações dos impactos desses eventos sejam mais eficazes”, disse.

 

Foram apresentados, também, alguns estudos de caso, modelos de controle de enchentes e cheias e experiências do professor em planejamento urbano.

 

Para o analista fiscal e de regulação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae), Misael de Oliveira, o curso foi muito importante, pois nas atividades desenvolvidas pela Agência existe uma interface muito grande com a área de recursos hídricos.

 

Ele disse, também, que no que se refere ao abastecimento de água, a Arsae tem muita preocupação com a disponibilidade hídrica e, na parte de tratamento de esgoto, se preocupa com a qualidade de efluentes lançados nos corpos receptores. “O curso vai contribuir muito, mostrando exemplos de ferramentas e estratégias de análises que podem melhorar a gestão de serviços de água e esgoto”, afirmou.

 

Para a engenheira civil e analista ambiental do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), Iara Righi, é fundamental esse tipo de treinamento, pois “temos a oportunidade de rever conhecimentos acadêmicos que, aliados à experiência profissional do professor Tucci, poderão nos ajudar no embasamento das decisões e questionamentos ao longo da análise dos processos ambientais”.

 

Crédito: Janice Drumond
260915
A experiência do professor Carlos Tucci enriqueceu a participação e discussão dos técnicos

 

O professor Carlos Tucci ressaltou que o curso foi teve como objetivo fundamental, apresentar os conhecimentos desenvolvidos dentro da estratégia de segurança hídrica para Minas Gerais. “A participação e a discussão dos temas tratados no curso foram extremamente produtivas e ricas para o conhecimento dessa área”, frisou.

 


Milene Duque
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades