Minas se prepara para o Dia Mundial da Água 2017

O Governo de Minas, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), se prepara para mais um Dia Mundial da Água, lembrado sempre no dia 22 de março. Neste ano, além de palestras para debater questões relacionadas a este fundamental recurso, serão apresentados o novo portal dos Comitês de Bacias Hidrográficas e a nova logomarca do Igam. A solenidade acontece nesta quarta-feira (22) no auditório do BDMG.

Estarão presentes na solenidade o ex-diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado. Em sua explanação, um recorte acerca dos 20 anos da publicação da lei 9.433, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Avanços, necessidades de melhora e as lições aprendidas serão alguns dos pontos discutidos com os presentes.

“Será uma oportunidade importante de reflexão acerca do tema da água, seus usos, os desafios e o que avançamos nos últimos 20 anos. É importante salientar que não se trata de uma data comemorativa, mas sim um momento de pensarmos sobre como estamos gerindo e lidando com a questão da água, sobretudo em tempos difíceis, com escassez, excesso de poluição, mau uso e outros problemas que perpassam como um todo a discussão acerca dos recursos hídricos”, salientou a diretora-geral do Igam, Maria de Fátima Chagas.

Além disso, o secretário-executivo do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade na América do Sul, Rodrigo Perpétuo, fará uma discussão que trará à luz questões relacionadas aos recursos hídricos e os ambientes urbanos na palestra “Água e as cidades – uma perspectiva do Fórum Mundial das Águas”.

“É uma oportunidade de discutirmos o tema que é trazido pela Organização das Nações Unidas para este ano, as águas residuárias, seu reuso, recirculação, bem como a importância de seu tratamento. Trazer essa discussão para o ambiente da cidade é trazer essa discussão para perto de nós, já que cada vez mais temos a nossa população se organizando nos espaços urbanos”, pontuou Fátima Chagas.

Será assinado, também, um Termo de Cooperação Técnica entre o ICLEI e o Governo de Minas, visando conjugar esforços no sentido de viabilizar o apoio à estratégia de implementação das agendas globais de sustentabilidade em Minas Gerais.

Nova identidade visual

Além das discussões que são tradicionais neste dia, duas novas identidades visuais serão apresentadas aos presentes e, claro, a todo o povo mineiro. Prestes a ter seu novo decreto publicado, elencando novas competências e trazendo novidades em sua estrutura, o Igam apresentará sua nova logomarca.

“Em um novo momento para o órgão, achamos que era justo apresentar uma nova logomarca, uma nova identidade que possa ajudar a dar maior visibilidade e comunicabilidade”, explicou o assessor de comunicação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Álvaro Castro.

Quem também ganhará cara nova é o Portal dos Comitês, que reúne informações, notícias e todo o conteúdo voltado para os 36 Comitês de Bacia Hidrográfica de Minas Gerais. Com uma navegação mais fluida, melhores recursos multimídia e uma apresentação totalmente repaginada, ele chega antes do processo eleitoral que deverá ter seu edital publicado ainda no mês de março.

“Com o processo de renovação dos integrantes dos CBH's, achamos que era hora de apresentar também um portal melhor, mais moderno, que respondesse de forma mais eficiente aos novos dispositivos móveis que dominam boa parte do acesso dos mineiros à internet. Dessa forma, aproximamos não somente os membros, mas também a sociedade como um todo nessa importante discussão que é a gestão de bacias no Estado”, frisou o diretor de Gestão e Apoio ao Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos hídricos, Danilo Cezar Torres Chaves.

O Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído em 22 de março de 1993 pela Organização Das Nações Unidas na busca por ampliar a discussão sobre a importância da água. Na mesma época, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, que consiste em dez artigos, resumidamente:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Serviço:

Dia Mundial da Água 2017 - 22/03 - 14h | BDMG - Auditório Paulo Camilo
R. Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes - BH – MG

Clique aqui para acessar a programação.

Ascom/Sisema