Sisema participa do Fórum Regional de Governo em Juiz de Fora

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou, nesta quinta-feira (8), em Juiz de Fora, Território Mata, das ações promovidas na nova fase do Fórum Regional de Governo. Cerca de 2,5 mil pessoas estiveram presentes no encontro, que contou com reuniões com representantes dos 93 municípios do Território, palestras, stands dos órgãos estaduais, além de feiras de agricultura familiar e economia solidária.

O governador Fernando Pimentel transferiu seu gabinete para o município e destacou, na abertura dos trabalhos, a importância da Zona da Mata para o Estado e seu potencial para despontar novamente como um grande polo de desenvolvimento econômico. “São muitas as empresas que têm nos procurado para aportar recursos e investimentos aqui em Minas Gerais, especialmente na Zona da Mata. A região é muito diversificada. Podemos abrigar aqui investimentos importantes e começar a retomar o caminho do desenvolvimento econômico”, disse.

Alberto Felix Iasbik, superintendente da Superintendência Regional de Meio Ambiente Zona da Mata, representou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jairo José Isaac. “O evento é um espaço importante para mostrar nossos serviços à população. Parabenizo a equipe do Sisema que se empenhou neste trabalho, que com toda certeza renderá bons frutos”, destacou.

No stand do Sisema foi possível tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Instituto Estadual de Florestas (IEF). As pessoas que passaram pelo stand puderam esclarecer assuntos como a o sistema online para emissão de certidão de pequenos usos da água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), recuperação de áreas degradadas, utilização de Áreas de Preservação Permanente (APP), serviços do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora (Cetas), tráfico de animais, Projeto de Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) e entrega voluntária de animais, licenciamento e regularização ambiental, criação de unidades de conservação, processo eleitoral de Comitês de Bacia Hidrográfica, distribuição de mudas produzidas pelo viveiro do IEF, que também fez a ornamentação do espaço, além de orientação aos municípios para diversos serviços ambientais.

Crédito: Renata Fernandes
FórumJuizdeFora4
O stand do Sisema ofereceu diversos serviços à população

Uma reunião realizada pela Feam, com representantes da Gerência de Resíduos Sólidos e dos Consórcios de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregiaõ da Mantiqueira (Coddamma) e Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas) tratou sobre a disposição adequada de resíduos sólidos. Os analistas ambientais da Feam, Rafael Freitas e Vinícios Carvalho, conduziram a reunião e frisaram a importância da parceira entre Feam, Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e Programa Ambientação para o atendimento às demandas recebidas. A maior demanda da Feam recebida no Fórum Regional Mata foi com relação à educação ambiental e a implantação de Usinas de Triagem e Compostagem nos municípios.

A gerente do Núcleo Regional de Regularização Ambiental de Juiz de Fora (NRRA), Cláudia Maria Lourenço Oliveira, ressaltou a importância do contato direto com a população. “Nesse tipo de evento temos a oportunidade de receber da população um feedback sobre nosso trabalho e sobre as atividades desenvolvidas pelo Sisema, podendo mostrar tudo o que estamos realizando na região”, disse.

Crédito: Renata Fernandes
FórumJuizdeFora15
Reuniões para orientação à população e aos municípios também foram realizadas no espaço do Sisema

Participaram do evento servidores do NRRA JF, Supram Zona da Mata, Núcleo do Igam de Juiz de Fora, o chefe do escritório Regional do IEF na Zona da Mata, Luiz Henrique Ferraz de Miranda, servidores do Cetas e do Viveiro de Mudas do IEF em Juiz de Fora, além de dois servidores da Feam que vieram de Belo Horizonte para orientações sobre tratamento e disposição adequada de resíduos sólidos urbanos.

Território Mata

Número de municípios: 93

População 2010: 1.561.463 habitantes

Graças a dois produtos tradicionalmente mineiros, o leite e o café, a Mata é responsável por 5,7% do PIB do estado.

Renata Fernandes