Simge comemora duas décadas

Há 20 anos era criado o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que ao longo desses anos se tornou um importante instrumento para o planejamento socioeconômico, prevenção de desastres ambientais e preservação do meio ambiente.

O Simge foi inaugurado no dia 22 de setembro de 1997, como resultado de um Convênio do Governo do Estado com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), objetivando a modernização da meteorologia e da hidrologia em Minas Gerais, contando ainda com o apoio científico e tecnológico do Centro de Previsão e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

Ao longo dessas duas décadas, o Simge vem trabalhando na previsão do tempo e alerta de enchentes em Minas Gerais. Com equipamentos modernos o Sistema faz, diariamente, e durante todo o ano, a vigilância e a previsão do tempo e do comportamento hídrico de todo o Estado, com detalhamento na escala regional, fornecendo produtos personalizados às atividades de preservação ambiental, socioeconômicas e de defesa da população, com ênfase nos fenômenos adversos como enchentes, estiagens e temporais severos.

Atualmente, a principal atividade desenvolvida pelo Simge é o envio de aviso meteorológico, por SMS (Short Message Service – Serviço de Mensagem Curta), para todos os 853 municípios de Minas Gerais e órgãos públicos que trabalham diretamente com esse tema no Estado. Esses avisos ajudam os municípios a se prepararem e fazer um planejamento em caso de ocorrência de um possível evento crítico.

O setor possui, ainda, uma parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) e toda semana, durante o período chuvoso, é realizada uma reunião com este órgão, na qual são passadas as informações meteorológicas sobre o que ocorreu nos sete dias anteriores e a previsão para os próximos sete dias. A previsão do tempo, que consta nos dois boletins diários divulgados pela Defesa Civil e os alertas emitidos pelo órgão também são fornecidas pelo Simge.

Desde 2014, o Sistema passou a divulgar, também via SMS, o alerta de baixa umidade. Esse produto foi desenvolvido a partir de uma demanda do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Em 2010, um radar meteorológico foi adquirido por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre o Igam e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que comprou o equipamento, e este passou a ser operado pelo Simge. Em 2014, mais dois novos radares chegaram para reforçar os trabalhos do Sistema. Dessa vez os equipamentos foram comprados por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Em 2012, o Simge ganhou um espaço maior, uma sala foi montada para abrigar seus equipamentos e seus funcionários. Em 2014, um decreto de reestruturação do Igam foi publicado e nele constava a criação da Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos (GMHEC), no qual o Simge passou a fazer parte.

Atividades executadas pelo Simge

- Previsão Diária do Tempo

- Previsão do Tempo Estendida, no máximo 15 dias

- Tendência climática para 3 meses

- Emissão de SMS – Avisos Meteorológicos de Chuva (Defesa Civil Estadual e Municipal, Poder Público Estadual e Municipal) – para os celulares cadastrados

- Emissão de SMS – Avisos de Baixa Umidade (Previncêndio, Defesa Civil Estadual)– para os celulares cadastrados

- Emissão de Boletins Especiais (principalmente em datas comemorativas, grandes eventos ou elaborados sob demanda)

- Elaboração de mapa de: Chuva Acumulada, Anomalia (diferença da chuva em relação à climatologia), dias consecutivos com chuva e sem chuva, temperatura máxima e mínima (elaborados sob demanda e enviados à Defesa Civil)

- Reunião semanal com a Defesa Civil – informações meteorológicas sobre o que ocorreu nos sete dias anteriores e qual a previsão para os próximos sete dias

- Grupo Estratégico de Resposta (GER) - Criado pelo Decreto 655, de 16 de dezembro de 2016. O grupo é integrado por representantes das secretarias Geral, de Governo (Segov), da Fazenda (SEF), de Saúde (SES), de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Transporte e Obras Públicas (Setop). Compõem o grupo, também, o Departamento de Edificações Estradas de Rodagem (DEER), Cemig, Copasa, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Igam.

Janice Drumond
Ascom/Sisema