Homenagem ao Dia da Água mobiliza sociedade em Teófilo Otoni

Intervenções teatrais no trânsito, rodas de conversa, exposição e entrega de material informativo marcaram as comemorações do Dia Mundial da Água em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, na última quinta-feira, 22 de março.  As ações foram realizadas na Praça Tiradentes, no Centro, com a participação de alunos de 10 escolas públicas. Cerca de 350 pessoas passaram pelo local.

A atividade foi organizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Organização Não Governamental (ONG) Pro Rio Todos Santos e Mucuri. A supervisora regional do IEF, Janaína Mendonça, observa que a Região do Vale do Rio Mucuri está construindo uma governança em torno da água na qual a participação das instituições e da juventude tem se fortalecido a cada dia.

Foto: Divulgação IEF

EventosTeófiloOtoni3
Diversas atividades marcaram as comemorações do dia Mundial da Água em Teófilo Otoni

“Essa união contribui para mudanças de comportamento em torno do uso dos recursos naturais e para a execução de ações de sustentabilidade no território, unindo os meios rural e urbano na busca por políticas públicas eficazes”, afirma Janaína Mendonça.

Fórum Mundial

Além da participação efetiva do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, diversas atividades preparatórias foram promovidas pelas quatro casas que integram a área ambiental do Governo de Minas. Uma delas foi promovida pelo Escritório Regional do IEF, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Júnior da Região Nordeste. A atividade ocorreu em 9 de março e foi batizada de “Esquenta do 8° Fórum da Água”.

A iniciativa reuniu representantes de 11 instituições dos poderes público municipal e estadual, instituições de ensino e pesquisa e sociedade civil organizada. “Foram apresentados e debatidos os principais problemas da região e construído, por meio de grupos de trabalhos, caminhos de enfrentamento baseados em governança, capacidades e compartilhamento em prol da água”, explica Janaína Mendonça.

Na reunião, foi elaborada a “Carta da Juventude pelas Águas”, que foi levada ao 8° Fórum. O documento foi entregue a deputados federais de Minas Gerais que participaram do evento, à diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, e à presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mucuri, Estela Maria Boscov Garcia.

Foto: Divulgação IEF

EventosTeófiloOtoni1

A Carta da Juventude pelas águas foi entregue durante o 8º Fórum Mundial da Água

Uma delegação de 16 servidores do Sisema participou do 8° Fórum Mundial da Água. A diretora geral do Igam representou o Governador Fernando Pimentel no encontro internacional.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema