Igam convoca municípios para diagnóstico da situação hídrica em Minas

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) quer ouvir os municípios sobre suas principais demandas relacionadas ao período de estiagem. O levantamento, feito por meio de formulário a ser preenchido pelas administrações municipais, tem o objetivo de conhecer a situação hídrica de cada cidade e levantar informações que subsidiem o desenvolvimento de ações mitigatórias dos impactos da seca. O documento deve ser preenchido até 27 de Junho, no link https://goo.gl/forms/bGRVmmjF3o4Rqhuv1

A partir do diagnóstico, será possível elaborar um plano de contingência e definir estratégias para enfrentamento da situação hídrica no território mineiro. A definição das prioridades, no entanto, depende do preenchimento completo do formulário.

Desde a publicação da Resolução Conjunta Semad/IEF/FEAM/IGAM n° 2.548, em novembro de 2017, o Igam vem trabalhando, no âmbito do Grupo de Situação Hídrica (GSH), com o objetivo de estudar, analisar, avaliar e propor ações para o enfrentamento da situação hídrica em Minas Gerais. A criação do grupo, determinada pelo governador Fernando Pimentel, teve o objetivo de promover reuniões periódicas a fim de propor melhorias e medidas a serem aplicadas a curto, médio e longo prazo.

“A elaboração do Plano de Contingência é uma das medidas a serem executadas pelo Grupo de Situação Hídrica e, por isso, é de extrema importância o preenchimento do formulário por parte dos municípios”, ressaltou a diretora geral do Igam, Marília Melo.

Marília reforçou que a colaboração de todas as prefeituras é essencial. “Contamos com o apoio dos municípios para que, juntos, possamos trabalhar na minimização da escassez hídrica do estado de Minas Gerais e superar os obstáculos provenientes da falta de chuva que assola grande parte do nosso território”, argumentou.

Dúvidas sobre o preenchimento do formulário devem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Milene Duque