Igam é representado em evento internacional na Costa Rica

Foto: Divulgação Igam

Evento Costa Rica dentro

A participação de Minas Gerais no evento foi de extrema importância para o fortalecimento e aprimoramento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado

Minas Gerais compartilhou com países da América Latina, Caribe e Europa, suas experiências na gestão de recursos hídricos durante seminário internacional realizado em São José, na Costa Rica. Por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Minas contribuiu apresentando seu modelo de governança junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas e também recebeu contribuições de projetos desenvolvidos pelos órgãos que tratam da questão hídrica em países como Espanha, Guatemala, Bolívia, além da própria Costa Rica, entre outros.

O Seminário sobre Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos foi realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Palestrante no evento, a diretora-geral do Igam, Marília Melo, explicou como funciona a representatividade de diversos setores nos Comitês de Bacia Hidrográfica que têm participação de municípios, usuários de água, dentre outros membros. A diretora-geral também falou sobre o programa de Minas para capacitação em Recursos Hídricos, o Progestão.

O Programa é desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso a informações, melhorar a estrutura operacional dos Comitês e garantir sustentabilidade financeira a eles, além de discutir e implementar os instrumentos de gestão com a participação efetiva dos Comitê e a criação de uma agenda de discussão mais forte com eles.

De acordo com a diretora-geral, o Programa Hidrológico Internacional em parceria com a Conferência dos Estados Ibero-Americanos Administração de Água (Codia) está propondo um Programa de Qualificação e Capacitação de Conselheiros de Comitês de Bacias Hidrográficas. “No último dia de encontro participamos no escritório da Unesco de uma reunião onde foi detalhada a proposta para capacitação de conselheiros da América Latina e Caribe. A ideia é que a capacitação seja feita, uma parte à distância e outra presencial”, disse Marília Melo.

A participação de Minas Gerais no evento foi destacada por Marília Melo como de extrema importância para o fortalecimento e aprimoramento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos em Minas Gerais. “Tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho de avaliação da modelagem institucional na gestão de Recursos Hídricos para o Estado de Minas Gerais. Além disso, foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e receber a contribuição de vários países que estavam ali representados como, por exemplo, a Espanha, além de países da América Latina e Caribe”, reforçou a diretora.

Ela também teve a oportunidade de participar da V Conferência Latino Americana de Saneamento. A Latinosan é uma Conferência Internacional Regional onde atores políticos, empresas e sociedade civil se unem a fim de promover a discussão e viabilização do acesso a serviços de saneamento sustentável e de qualidade nas áreas urbanas e rurais dos países latino-americanos.

Milene Duque