Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Workshop discute gestão ambiental

PDFImprimirE-mail

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Santo Antônio reunirá no dia 8 de fevereiro especialistas em gestão ambiental e de recursos hídricos no 1º Workshop de Integração dos Estudos Ambientais da Bacia, que abriga 29 municípios mineiros e uma população de 240 mil habitantes. O evento é aberto ao público em geral e acontecerá na Câmara Municipal de Itabira, região Central de Minas Gerais, de 8h às 17h, com a presença de autoridades estaduais e nacionais em meio ambiente.

De acordo com a organização do evento, o objetivo do workshop é conhecer e integrar os estudos técnicos sobre solo, água, ictiofauna (conjunto das espécies de peixes), patrimônio cultural e arqueológico desenvolvidos na bacia. “O evento será de fundamental importância para conscientizar a sociedade local a respeito de suas pontencialidades, além de envolver os agentes ambientais na implementação de uma gestão sustentável na região”, explica o coordenador do evento, José Estevam.

No encerramento das atividades será elaborado um documento com propostas de criação de grupos de estudos temáticos, além de ações institucionais e ferramentas prioritárias para subsidiar o zoneamento da bacia do rio Santo Antônio, ou seja, a divisão do território da bacia em parcelas nas quais são autorizadas algumas atividades e interditadas outras, de acordo com as condições locais, visando a sustentabilidade do desenvolvimento.

A bacia hidrográfica do rio Santo Antônio é afluente da bacia do rio Doce, e está localizada na região Centro-Leste de Minas Gerais. Com uma área estimada de 10.000 km², distribuídos em 29 municípios, a bacia se destaca pela riqueza de seus recursos naturais representados pela grande diversidade de sua fauna e flora, pelos seus recursos hídricos e também por seu grande potencial de geração de energia elétrica.

Mais informações:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades