Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Técnicos do Igam participam de capacitação sobre gestão de riscos

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação Igam

curso dentro

Servidores do Igam participaram de capacitação sobre gestão de risco nas organizações da administração pública

 

Servidores do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participaram, nos dias 11 e 12 de julho, de capacitação oferecida pela Controladoria Geral do Estado (CGE) sobre a Gestão de Risco nas Organizações da Administração Pública.

 

O curso tem como objetivo promover uma melhoria nos processos praticados internamente pelos servidores públicos em geral, apresentando uma ferramenta que auxilie no aprimoramento das atividades, dos controles e nos resultados dos processos. A adoção dessas práticas ajuda os agentes públicos a tomarem decisões de forma mais assertiva, permitindo identificar claramente onde o órgão deve atuar, como alocar os recursos, além de ajudar na tomada de decisões.

 

O objetivo da capacitação é demonstrar a importância da implementação da Gestão de Riscos nas organizações da Administração Pública, de forma a favorecer a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e análise, de forma crítica, dos riscos que possam causar prejuízos às atividades desenvolvidas. A auditora chefe da Unidade de Controle Interno, Michelle Calazans, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de melhoria nos processos praticados internamente. “A gestão de riscos é elemento essencial para a boa governança, pois assegura que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto ao risco, aos quais a organização está exposta. Conhecendo os riscos é possível realizar ações para mitigá-los e, desse modo, aumentam-se as chances de a instituição alcançar seus objetivos”, frisou.

 

Ela explicou também que, em parceria com a CGE o Igam implantou a gestão de riscos no processo de cobrança pelo uso das águas, área sensível e importante para gestão de recursos hídricos. “Apresentado os resultados do trabalho, tivemos o apoio da alta administração para ampliarmos e aplicarmos a gestão de riscos no processo de monitoramento hidrogeometeorológico, cuja fase de execução está em andamento. Um importante fator de sucesso no âmbito do Igam é o apoio da alta administração, que possibilitou a implementação da metodologia na instituição e a realização desse curso para apresentar aos participantes uma ferramenta nova, que auxilie no aprimoramento das atividades, dos controles e, consequentemente, dos resultados dos nossos processos perante a alta administração e a sociedade”, destacou.

 

No primeiro dia de curso foram abordados conceitos e princípios da Gestão de Riscos na Administração Pública e as metodologias mais adotadas atualmente. No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos. Cada equipe exercitou a identificação e avaliação de riscos envolvidos em atividades pontuais selecionadas; a verificação do tratamento; e o monitoramento desses riscos, visando minimizar os impactos e favorecer o alcance dos objetivos almejados em cada processo.

 

Gestão de riscos

 

A ISO 31000 - Gestão de Risco é uma norma internacional com recomendações de boas práticas que auxiliam traçar conjuntos de estratégias para a condução e prevenção dos riscos ligados a um processo ou às atividades de uma organização. Segundo Armando Júnior, a adoção dessas práticas ajuda os agentes públicos a tomarem decisões de forma mais assertiva. “A Gestão de Riscos permite identificar claramente onde o órgão deve atuar, como alocar os recursos, além de ajudar na tomada de decisões. E isso é fundamental porque estamos num momento onde existem poucos recursos

 

Milene Duque

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades