Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Governo de Minas participa de evento ambiental do Consulado da Bulgária

PDFImprimirE-mail

Foto: Edwaldo Cabidelli

projeto-bulgaria-dentro

Técnicos da empresa búlgara Stroyproject apresentaram a tecnologia aos presentes. 

 

Autoridades do Governo do Estado conheceram nesta semana uma ferramenta internacional para aumento do índice pluviométrico em áreas com baixa incidência de chuvas, semelhantes ao semiárido mineiro. A tecnologia foi apresentada pela empresa búlgara Stroyproject, durante palestra promovida pelo Consulado da Bulgária, nesta segunda-feira, 19 de agosto, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

 

O evento teve o objetivo de apresentar as tecnologias de intervenção climática utilizadas pela empresa, por meio de semeadura de nuvens, que podem ser aplicadas com a finalidade de aumentar o volume de chuvas em uma região. Um projeto piloto previsto para a região do Norte do Estado, baseado nos dados fornecidos pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), será apresentado ao vice-governador, Paulo Brant, que participou do evento. Também estavam presentes a diretora de Operações e Eventos Críticos do Igam, Ana Carolina Miranda, e a equipe técnica da Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos, além de uma comitiva de deputados estaduais representando a Bahia, Santa Catarina, Paraíba e Tocantins.

 

De acordo com o vice-governador, Paulo Brant, a tecnologia apresentada pela empresa búlgara seria de grande valia em regiões do Estado marcadas pela escassez hídrica, como o Vale do Jequitinhonha. “Trata-se de uma tecnologia nova que abre possibilidades para mitigação do problema da seca em nosso Estado. Obviamente, deverá ser analisada e avaliada por técnicos do governo, mas trata-se, seguramente, de uma alternativa interessante” ressaltou.

 

Segundo a diretora de Operações e Eventos Críticos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Ana Carolina Miranda, a empresa solicitou ao Igam o levantamento de dados climatológicos e definição de possíveis áreas para implementação do projeto piloto. A análise técnica resultou na indicação de uma área do município de Januária para abrigar o projeto piloto, devido a infraestrutura necessária, inclusive a existência de um aeroporto municipal para a operação das aeronaves para a semeadura, bem como por ser uma área coberta pelo radar meteorológico operado pelo Igam, localizado no Município de São Francisco, e que possui cobertura de um raio de 200 km.

 

EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA

 

Uma comitiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que reúne as 27 assembleias legislativas da Federação e 1.059 deputados estaduais, esteve também presente no evento para conhecer a experiência internacional e verificar a possibilidade de implementação do projeto em seus respectivos estados.

 

Segundo o presidente da Unale, Kenedy Nunes, uma comitiva composta por deputados e demais autoridades de governo em âmbito estadual, esteve na Bulgária no início do ano, onde conheceram a tecnologia utilizada pela Stroyproject e decidiram promover uma interface entre a empresa e os governos estaduais, sendo Minas Gerais escolhido para avaliar a viabilidade da tecnologia e, caso haja interesse, abrigar o projeto piloto.

 

“Cada um dos estados presentes possui necessidades específicas com relação ao uso desta tecnologia. Enquanto alguns precisam aumentar as chuvas em seu território, outros, como Santa Catarina, poderão fazer uso da técnica para diminuir a incidência de chuvas de granizo, que prejudicam o plantio. Minas Gerais será pioneira, mais uma vez, caso decida pela implementação do projeto. E sua experiência deverá nortear a atuação dos demais estados em suas ações no mesmo sentido”, destacou o presidente. 

 

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades