Águas de Março

O Dia Mundial da Água (22/3) mobiliza a sociedade civil e o Poder Público em todo o Brasil durante o mês de março. Com o intuito de divulgar os eventos que acontecerão no período e ampliar a discussão em torno dos recursos hídricos no País, a Agência Nacional de Águas (ANA) criou o “Águas de Março”, hospedado na própria página eletrônica da Agência.

“Lidando com a escassez de água” é o tema do Dia Mundial da Água deste ano. Instituída em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92), no Rio de Janeiro, a data visa a estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, além de sensibilizar os mais diversos atores sociais para a elaboração de medidas práticas voltadas à solução de problemas.

É importante destacar que a escassez de água não se restringe às regiões semi-áridas e/ou desérticas. Há diversas áreas que apresentam abundância em termos quantitativos, mas escassez em relação à qualidade dos recursos hídricos. Para a Organização das Nações Unidas – ONU, o conceito de escassez tem a ver com o desequilíbrio entre a disponibilidade e a demanda.

Agenda anual

O Dia Mundial da Água (22/3) coloca em pauta, todos os anos, uma discussão diferente. Confira abaixo os temas já enfocados:

2006 – Água e Cultura
2005 – Água para a Vida (2005-2015)
2004 – A Água e os Desastres
2003 – Água para o Futuro
2002 – Água pra o Desenvolvimento
2001 – Água para a Saúde
2000 – Água para o Século XXI
1999 – Todos vivem rio abaixo
1998 – Água subterrânea: o recurso invisível
1997 – Águas do Mundo: há suficiente?
1996 – Água para cidades sedentas
1995 – Mulheres e Água