Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

6º Fórum das Águas - Inserção dos Municípios nos Comitês de Bacia

PDFImprimirE-mail

A participação dos municípios nos Comitês de Bacias Hidrográficas foi o principal tema levantado na manhã de sexta feira (23), terceiro dia do 6º Fórum das Águas, no plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerias (ALMG).

“É a partir do município que o cidadão começa a participar da discussão e conseqüentemente da gestão das águas”, afirma o Alberto Pêgo, assessor técnico da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Alberto Pêgo aponta dois caminhos de participação dos municípios. O poder municipal deve participar da gestão das águas por meio dos comitês de Bacia, além de administrar os serviços públicos referentes a abastecimento de água e esgoto, terceirizado na maioria dos municípios.  

 Poluição do Rios

 

Outro problema levantado no debate “Comitês de Bacias Hidrográficas e dos Municípios”, foi a falta de tratamento de esgoto na maioria das cidades mineiras, poluindo os rios.  Segundo Regina Greco, primeira-secretária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Pará,“a escassez não é o único problema, a poluição, por meio dos lançamentos de esgoto, e a qualidade das águas devem ser encaradas com a mesma seriedade”.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades