Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Secretária Marília Melo assume comando da Semad

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Viviane Lacerda

Marília Nova Secretária

Marília Melo foi empossada pelo governador Romeu Zema

 

Foi empossada na manhã desta terça-feira (22/09), pelo governador Romeu Zema, a nova secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Marília Carvalho de Melo é a primeira mulher a comandar a pasta responsável por conduzir a gestão ambiental mineira e a liderar o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Servidora de carreira do Sisema desde 2006, ela representa a valorização por parte do Governo de Minas pelo setor técnico do meio ambiente e também pela pauta dos recursos hídricos, já que ocupava o cargo de diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) antes de assumir o posto do ex-secretário Germano Vieira.


Marília é doutora em recursos hídricos e, durante sua posse, destacou que vai trabalhar para dar continuidade aos avanços conquistados especialmente na modernização dos serviços ambientais e principalmente para intensificar a relação dessas melhorias com os indicadores da qualidade ambiental. O governador Romeu Zema destacou que confia na competência da nova secretária para conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.


Marília tomou posse em cerimônia restrita no Palácio Tiradentes em virtude da pandemia de Covid-19. Ela agradeceu o governador Romeu Zema pela escolha e prometeu bastante empenho para continuar avançando na gestão ambiental mineira. "Gostaria de agradecer a confiança no meu trabalho, que é parte de um trabalho de equipe. Toda equipe do Sisema está representada aqui e a partir de agora, a cada dia com afinco e dedicação, ampliaremos os resultados da secretaria", afirma. Antes de assinar o ato de posse, Romeu Zema disse estar bastante animado ao empossar mais uma mulher em seu governo. "Fico extremamente satisfeito de uma funcionária competente, de carreira, estar assumindo uma secretaria tão importante, que já começou a dar frutos e com toda a certeza dará muito mais sob a sua gestão. O que nós queremos em Minas Gerais é preservar o meio ambiente, sermos responsáveis, mas conciliarmos essa preservação com empreendimentos que geram empregos e benefícios para a sociedade", diz o governador.


Já como secretária empossada, Marília Melo destacou que vai trabalhar com a diretriz de dar continuidade ao trabalho iniciado na gestão do ex-secretário Germano Vieira, de promover a eficiência dos atos autorizativos, que são o licenciamento ambiental, a outorga de direito de uso de recursos hídricos e a autorização para supressão vegetal. Segundo ela, promover maior eficiência e continuar modernizando os serviços ambientais significa também dar mais segurança técnica e jurídica para os procedimentos ambientais, criando padrões para consolidar previsibilidade a esses serviços. "Isso significa que queremos estabelecer termos de referência claros para que as regras estejam absolutamente transparentes em todos os atos autorizativos", afirma a secretária.


A nova líder da Semad destacou pontos importantes da pasta como os avanços no licenciamento ambiental e afirmou que a ideia é dar ainda mais espaço a programas preventivos na fiscalização, além de investir cada vez mais na modernização do trabalho dos fiscais. A área já esteve sob o comanda da secretária, em 2011.


Outro tema que terá bastante atenção da nova secretária são as ações para desenvolver uma infraestrutura mais robusta e de maior qualidade do saneamento básico em Minas Gerais. "De fato na Semad também temos uma pauta muito importante que é a do saneamento, que aumenta ainda mais a sua importância em fomentar as diretrizes e metas estabelecidas pelo novo marco legal. Nós temos o desafio de preparar o Estado por meio dos arranjos regionais de municípios, com maior e menor potencial econômico na prestação de serviço para avançarmos, especialmente, na agenda de tratamento de esgoto, que ainda é um desafio para o Estado e reflete diretamente nos nossos indicadores ambientais", diz a secretária.


ENTIDADES VINCULADAS


Em sua fala, Marília também destacou que espera avançar em metas específicas para as entidades vinculadas ao Sisema, que são o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o Igam. Em relação à Feam, Marília pontuou a continuidade no fomento às novas tecnologias geradoras da qualidade ambiental do ar e do solo, na agenda de mudança do clima e também a continuidade das ações voltadas para a Política Estadual de Segurança de Barragem. Sobre o Igam, ela disse que a meta é continuar avançando em relação à segurança hídrica como grande prioridade no Estado. E sobre o IEF, a intenção é focar nas ações de preservação da biodiversidade.


Por fim, Marília destacou que um ponto fundamental de sua gestão à frente da Semad e do Sisema será a relação entre a modernização dos serviços e os indicadores da qualidade ambiental. "A ideia é fazer com que serviços mais céleres, com menos burocracia e mais modernos resultem em um meio ambiente com mais qualidade. Nós precisamos ter sempre em foco os nossos indicadores ambientais no resultado final. A racionalidade nos processos deve refletir em resultados finalísticos. Qualidade ambiental medimos com a qualidade da água, com a qualidade do ar, com a redução de áreas contaminadas. Isso é muito importante”, afirma a secretária, lembrando que os recursos naturais são a base para o desenvolvimento econômico em uma visão de curto, médio e longo prazo.


CONHEÇA A NOVA SECRETÁRIA


Marília Carvalho de Melo tem 42 anos e se formou em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2002. Também pela UFMG é mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos, título conquistado em 2006. Entre 2007 e 2009 se especializou em gestão pela Fundação Dom Cabral e em 2016 concluiu doutorado em recursos hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente ela também é professora e coordenadora do curso de mestrado profissional de sustentabilidade em recursos hídricos na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e professora de hidrologia na Escola de Engenharia Kennedy (EEK).


A nova secretária começou sua carreira no Governo de Minas em 2002, prestando serviço até 2006 na Divisão de Outorga de Direito do Uso de Recursos Hídricos do Igam, quando se tornou analista ambiental concursada. Em 2007, assumiu seu primeiro cargo de chefia, como diretora de Monitoramento e Fiscalização do Igam. Em 2011, foi a primeira subsecretária de Fiscalização da Semad, cargo que deixou em 2013 para ocupar pela primeira vez o posto de diretora-geral do Igam. Em 2015, ela voltou à Semad, para assumir como secretária adjunta. Ainda em 2015 retornou à Subsecretaria de Fiscalização, de onde saiu em 2017 para ocupar novamente o posto onde estava até ontem, de diretora-geral do Igam.


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades