Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Casos estimados de COVID-19 em BH e Contagem se mantém estáveis, aponta pesquisa

PDFImprimirE-mail


covid-esgoto-ana-dentro

O Boletim de Acompanhamento nº 23, do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos, divulgado nesta sexta-feira, 20 de novembro, indica manutenção na estimativa de casos de infecção pelo novo coronavírus, na mais recente semana de estudos. Segundo o boletim, na capital mineira o número de infectados chega a 500 mil, e em Contagem são 100 mil pessoas, mesmos números do boletim anterior.


O projeto-piloto é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).


Nas mais recentes semanas da pesquisa, foi indicada elevação dos casos. Em boletim divulgado em 6 de novembro, a estimativa apontava cerca de 450 mil pessoas infectadas pelo vírus em Belo Horizonte, indicando que nova curva de aumento nas estimativas vinha sendo registrada pelos pesquisadores. Os dados anteriores estimavam em cerca de 100 mil pessoas infectadas. Em julho, o patamar de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a ser estimado em 850 mil pessoas nas regiões abrangidas pelo estudo.


O boletim nº 23 afirma que o vírus voltou a ser identificado em todas as regiões monitoradas, tanto na bacia do Arrudas como na bacia do Onça. Nas duas bacias, os pesquisadores apontam que, de forma geral, há uma tendência de aumento nos percentuais desta bacia desde a semana epidemiológica 41.


Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades