Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Minas assume presidência do Ceivap

PDFImprimirE-mail

O diretor-geral do Igam, Paulo Teodoro de Carvalho, é o novo presidente do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), pioneiro na implementação da cobrança pelo uso da água no Brasil. As eleições para a nova Diretoria aconteceram na última quarta-feira (04/04) em Resende (RJ), e foram escolhidos, como primeiro vice-presidente, Mauro Ribeiro Viegas, representando os usuários de água do estado Rio de Janeiro, e, como segunda vice-presidente, Ana Maria Gouvêa, representando a sociedade civil de São Paulo.

No mesmo dia, antes da eleição da Diretoria, foram empossados os 60 novos membros do Ceivap. Dentre eles, 40% representam os usuários de água da bacia, 35% representam os poderes públicos federal, estadual e municipal e 25% são representantes de organizações civis. Os novos integrantes e a nova Diretoria do Comitê foram empossados para o mandato do biênio 2007-2009.

O comitê é o parlamento onde ocorrem debates e decisões descentralizadas sobre a gestão das águas no âmbito da bacia. Entre as atribuições do Ceivap, destaca-se o acompanhamento da execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul, aprovado em 2002 e atualizado em 2006, e da cobrança pelo uso da água, implementada em 2003, entre outras ações desenvolvidas pela Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), que é a figura jurídica encarregada de ser o braço executivo do Comitê. 

Informações sobre o Ceivap: www.ceivap.org.br

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades