Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Governo de Minas divulga catálogo de cursos EAD gratuitos na área ambiental

PDFImprimirE-mail

 

Imagem1catalogo sedese

 

Parceria do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) amplia as oportunidades para pessoas com desejo de aprimoramento profissional. A mais recente edição do “Catálogo de Oportunidades de Qualificação a Distância”, organizado pelas duas pastas do Governo de Minas, lista cursos e material de consulta para interessados em aspectos da gestão ambiental.

 

Os cursos são na modalidade Educação a Distância (EAD) e incluem temas como Educação Ambiental, Reuso da água, além de listar publicações elaboradas pelo Sisema sobre meio ambiente e sustentabilidade. Os cursos são gratuitos, podendo ser acessados na plataforma Trilha do Saber.

 

CATÁLOGO

 

O “Catálogo de Oportunidades de Qualificação a Distância” traz uma lista de oportunidades de cursos nas mais diversas áreas de atuação. A ideia do governo é levar a qualificação à população, de forma gratuita e respeitando o isolamento social, tendo em vista as mudanças observadas no mercado de trabalho neste período de pandemia.

 

Recentemente, a Sedese já havia lançado edição em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com oportunidades de capacitação nessas duas áreas para os trabalhadores mineiros. Para acessar o catálogo completo, clique aqui.

 

CONHEÇA OS CURSOS

 

Um dos cursos é o “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Com 40 horas de aulas, a atividade tem como objetivo oferecer metodologias de Educação Ambiental voltadas para a prática de ensino formal e não-formal e foi elaborado por profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O curso pode ser acessado clicando aqui

 

Já o curso “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos em Foco” tem como objetivo oferecer subsídios pedagógicos para professores e gestores educacionais comprometidos com o meio ambiente e com a Educação Ambiental, formando e instruindo alunos do ensino fundamental e médio para o pensamento crítico e para a mudança de posturas e hábitos com relação à problemática dos resíduos sólidos. A carga horária é de 15 horas de aulas e a atividade também foi elaborada pela Semad. O link para acesso ao curso é http://trilhasdosaber.meioambiente.mg.gov.br/.

 

ÁGUA

 

A curso de qualificação “Reuso no processo produtivo - Cadastramento de reuso da água” foi elaborado por profissionais do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a carga horária é de 1h26min. Ele tem o objetivo de apresentar o passo a passo para realizar o cadastramento de reuso de água para os produtores de água não potável provenientes de Estações de Tratamento de Efluentes Sanitários (ETEs) públicas ou privadas. Clique aqui e tenha mais informações.

 

 

Também oferecido pelo Igam, o curso “Reuso da água” tem 4 horas de duração voltados para a gestão de recursos hídricos. O trabalho foi elaborado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo oferecer informações a respeito do conceito de reuso da água, apresentar modalidades de reuso, experiências práticas nacionais e internacionais, tecnologias, aspectos legais e estudo potencial a respeito desse tema. Para conhecer a programação, acesse este link.

 

Já o curso “Sedimentometria”, também oferecido pelo Igam, é voltado para a área de hidrologia e foi elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O objetivo é apresentar medidas de proteção e atenuantes para a erosão, abordar sobre a importância dos dados hidrossedimentométricos, sobre quais equipamentos devem ser usados para a sua coleta, e também sobre critérios, padrões, normas, métodos e técnicas que devem ser utilizados durante a coleta de sedimentos. A carga horária é de 4 horas e o acesso pode ser feito neste link.

 

PUBLICAÇÕES

 

Além dos cursos, o Catálogo elaborado pelo Sisema e Sedese indica cartilhas e publicações do órgão ambiental criados para otimizar e divulgar o trabalho na gestão ambiental. Uma delas é a “Cartilha educativa: O poder da mulher na sustentabilidade”. Essa cartilha aborda assuntos como: a história do feminismo; o feminismo no Brasil; a política de gênero no Brasil; a política de gênero em Minas Gerais; a luta das mulheres pelo desenvolvimento sustentável e por que é necessário haver igualdade de gênero para que haja desenvolvimento sustentável. O material foi elaborado pela Semad e pode ser acessado, clicando aqui.

 

Outra cartilha é a “Educação Ambiental e Agora?”. O material traz uma noção geral do que é a Educação Ambiental, suas características, princípios, objetivos, as etapas envolvidas no seu processo educativo, como elaborar um projeto de Educação Ambiental, entre outros assuntos. Também elaborada pela Semad, a publicação está disponível, clicando aqui.

 

REVISTAS

 

Produzida pelo (Igam), a Revista Mineira de Recursos Hídricos é uma publicação científica editada pelo Instituto que tem como objetivos conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de gestão recursos hídricos e contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas. Acesse este link e conheça a revista.

 

Outra publicação do Sisema é a Revista Técnico Científica MG.Biota. Publicada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) é um periódico técnico-científico de veiculação quadrimestral, que tem como missão divulgar o conhecimento da biota mineira e áreas afins, com edição em formato eletrônico. A revista tem por objetivo a difusão e divulgação dos resultados das atividades de estudos, pesquisas, extensão, resenhas acadêmicas e demais atividades desenvolvidas, prioritariamente, nas Unidades de conservação do IEF, visando a necessidade de manutenção das áreas que servem de abrigo para o grande número de organismos vivos encontrados em Minas, muitos dos quais ameaçados de extinção e outros, ainda, desconhecidos pela ciência. 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades