Igam assina documento conjunto para gestão hídrica na Bacia do Rio Paraíba do Sul

Fotos: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

ParaibadoSul Dentro

O comunicado é resultado de uma gestão integrada, iniciada em 2015, pelos órgãos gestores da Bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participou, nesta quarta-feira (13/10), de ato importante para a agenda hídrica nacional. E assinou, na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília, um comunicado conjunto para gestão hídrica na Bacia do Rio Paraíba do Sul, comum aos territórios mineiro, paulista e fluminense. Na prática, o documento estipula a transposição do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Jaguari para o reservatório Atibainha, ambos em São Paulo.

A medida visa garantir água para reforçar o abastecimento do Sistema Cantareira, que atende à Região Metropolitana de São Paulo, quando o volume útil do Cantareira estiver inferior a 30%. O ato foi aprovado em caráter excepcional e temporário, e valerá até o dia 31 de dezembro de 2021.

Além da assinatura do Igam, o comunicado teve a chancela conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS).

COOPERAÇÃO DE ESTADOS

Diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca destacou que o comunicado é resultado de uma gestão integrada, iniciada em 2015, pelos órgãos gestores da Bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. “É um desdobramento que, com a situação crítica que o sistema Cantareira enfrenta atualmente, permite uma flexibilização dos usos das águas do sistema para atender a demanda da Região Metropolitana de São Paulo sem prejuízo aos demais sistemas da bacia hidrográfica. É um comunicado que vem para garantir a segurança hídrica na região e demonstra a importância da gestão integrada de bacias hidrográficas”, explica.

O documento consolida a cooperação entre as unidades federativas e atesta a anuência de Minas Gerais e do Rio de Janeiro para que o estado de São Paulo possa acessar as águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que alcança o território de todos. A medida foi solicitada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e está firmada sob os seguintes termos:

I. A solicitação da Sabesp de manutenção da transposição do reservatório da UHE Jaguari para o reservatório Atibainha fica aprovada em caráter excepcional e temporário, até 31 de dezembro de 2021, desde que observadas as seguintes condições:
1. A captação no reservatório da UHE Jaguari para transposição somente poderá ocorrer quando o Sistema Cantareira estiver operando abaixo de 30% do seu volume útil;
2. O volume anual total possível de ser transposto no sentido UHE Jaguari – Atibainha será de até 202 hm³ em 2021.
3. A vazão média de captação no reservatório da UHE Jaguari no período da autorização extraordinária será de até 5,13 m³/s.
A Sabesp é responsável por promover as soluções necessárias à mitigação de eventuais impactos aos usos da água decorrentes da redução de nível nos reservatórios da UHE Jaguari e da UHE Paraibuna causada pela retirada do volume adicional.

II. Os procedimentos e autorizações para efetivação da solicitação da Sabesp deverão ser executados pelo DAEE.

RELEVÂNCIA

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que também assinou o comunicado conjunto, destacou a relevância do ato para o País. “Essa ação de assinatura é importante para a integração e solidariedade entre os estados e governo federal, principalmente, nesse momento de crise hídrica, em que precisamos garantir os usos múltiplos da água para a população”, disse.

O diretor-presidente substituto da ANA, Oscar Cordeiro Netto, reforçou a preocupação da Agência com a segurança hídrica no Brasil. “O propósito dessa assinatura é bastante pertinente para o momento atual que vivemos de escassez hídrica e promove a integração dos estados para evitar riscos maiores para São Paulo. A ANA tem trabalhado muito nessa questão de integração federativa para garantir maior segurança hídrica em todo País”, afirmou.

Participaram da assinatura conjunta com a ANA o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Francisco Eduardo Loducca, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA), Philipe Campelo, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Rio de Janeiro (SEAS), Thiago Pampolha, o assessor da Subsecretaria carioca de Recursos Hídricos e Sustentáveis, José Edson Falcão de Farias Júnior e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam-MG), Marcelo da Fonseca.