Bate Papo no Sisema: água em foco

"O trabalho de preservação da água não pode levar em conta as divisões político-administrativas municipal, estadual ou federal: é um trabalho sem limites ou fronteiras". Essa proposta de globalização de ações foi apresentada ontem (29/05), no debate "Os comitês de bacia e o imaginário que queremos construir", pelo coordenador do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas, Apolo Heringer Lisboa.

O debate aconteceu durante mais uma edição do fórum de discussões "Bate-Papo no Sisema - Discutindo a Política Ambiental do Estado", realizado mensalmente na sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Participaram, também, o secretário executivo do Comitê do Rio Doce, Vítor Feitosa, e a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa.

Em sua exposição, Apolo Heringer, destacou que "o biomonitoramento da água é o principal instrumento para medir nossa capacidade de promover um desenvolvimento verdadeiramente sustentável", defendeu Heringer. "Se as condições da fauna e da flora que vivem nos rios melhorarem significa que estamos no caminho certo", afirmou.

Com a mesma preocupação em relação à qualidade das águas de Minas a diretora geral do Igam, Cleide Pedrosa lembrou que a fiscalização do uso da água, assim como de todo o patrimônio natural, deve ser rigorosa. Ela destacou a criação, em 2006, do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) como um instrumento importante para a execução do trabalho, envolvendo todos os órgãos do Sisema.

O próximo "Bate-Papo no Sisema" acontece no dia 21 de junho, às 18h30, na sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente. O tema será "Consumo, Mineração e o Sisema".

30/05/2007
Sistema Estadual de Meio Ambiente