Caravana Ambiental chega a Itamarandiba

Teatro, música e muita criatividade marcaram o lançamento da Caravana Ambiental do Jequitinhonha, na noite dessa segunda-feira (11/06), em Itamarandiba. Na solenidade, crianças, jovens, empreendedores e representantes dos poderes públicos estaduais e municipais se manifestaram e destacaram a importância das ações locais na promoção do desenvolvimento sustentável.

"A transformação começa onde a gente vive", disse o personagem Jeca Tatu, na peça adaptada pelo grupo teatral Atuarte. Composto por 14 integrantes e dirigido por Eunice Gusmão, a peça mostra que o conhecimento transforma a vida das pessoas e, nesse caso, resultou em melhoria da qualidade de vida daquela família, envolvendo além dos aspectos ambientais, a saúde e a educação.

De acordo com a superintendente Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Jequitinhonha, Eliana Machado, a Caravana Ambiental tem o objetivo de discutir os desafios socioambientais de cada município, por meio de palestras, oficinas, jogos, filmes e atendimento para orientação e regularização ambiental. "A Caravana é uma proposta de encontro, de aproximação, de diálogo, de troca de informação entre o órgão ambiental e o empreendedor, e entre o órgão ambiental e a comunidade", explica.

O prefeito de Itamarandiba, Afonso Arinos Gandra, ressaltou a importância do evento para desmistificar o caráter meramente punitivo dos órgãos ambientais. "A Caravana Ambiental tem essa missão, além de contribuir para o progresso de maneira sustentável. Acredito que esse evento vem abrir as portas do conhecimento na área ambiental aqui na região", afirmou.

Para o superintendente de Licenciamento e Atos Autorizativos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Noce Rocha, a Caravana Ambiental é resultado do processo de regionalização do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), iniciado em 2003. "Com a regionalização estabelecemos um novo pacto com a sociedade, visando solucionar os problemas ambientais locais com o comprometimento de ambas as partes", explica.

Programação

As atividades técnicas da Caravana Ambiental começam hoje (12/06) em Itamarandiba e vão até sexta-feira (15/06). A programação inclui palestras, oficinas temáticas, exibição de filmes e atendimento para orientação e regularização ambiental. A Caravana é uma promoção do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) do Jequitinhonha. O programa pretende atender até dezembro deste ano os 56 municípios da região.

Clique aqui para acessar a Programação