Sisema facilita integração entre órgãos ambientais

O Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) inaugura nesta quinta-feira (5) o primeiro Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada (CRGAI) do Norte de Minas. O Centro irá abrigar a Supram do Norte de Minas, o Escritório Regional Norte do IEF, futuras instalações da agência do Igam, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o escritório local da Fiemg, além, da Organização Não Governamental (ONG) Pró Pequi.

A inauguração acontece às 9h30, no Parque Guimarães Rosa, na Avenida José Corrêa Machado, Bairro Ibituruna, Montes Claros. O secretário José Carlos Carvalho estará presente.

Outros órgãos ligados ao meio ambiente podem, futuramente, se instalar no local, como é o caso da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA).

A proximidade física das instalações e a ação integrada dos órgãos públicos ambientais do município e do Estado irão favorecer o cidadão na busca por informações e serviços, na formalização de denúncias de crimes ambientais e na participação em eventos, reuniões e convocações interinstitucionais.

Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada
O CRGAI foi idealizado no momento da criação das unidades descentralizadas, as Suprams. Inicialmente o Centro abrigaria os órgãos de meio ambiente do Estado, com a parceria das prefeituras, outras representações foram agregadas ao projeto, como é o caso de Montes Claros.

Até final de julho de 2007 está  prevista a inauguração de mais um Centro, na Zona da Mata no município de Ubá e, outros cinco devem ser inaugurados até 2010. "O ideal é que se consiga implantar nove CRGAIs, o que corresponde ao número de Suprams", explica a superintendente Simone Ribeiro Rolla.