Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam comemora dez anos

PDFImprimirE-mail

O lançamento da exposição Marcos Históricos da Gestão das Águas em Minas Gerais marcou o início das comemorações dos dez anos de criação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O evento, realizado nessa terça-feira (17) na sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), reuniu dirigentes e funcionários do Sisema, ex-dirigentes do Igam e representantes de comitês de bacias hidrográficas mineiras.

Na comemoração, a diretora-geral do Igam, Cleide Pedrosa, enumerou as conquistas alcançadas pelo Estado na gestão dos recursos hídricos e agradeceu a todos os atores sociais que participaram da construção dessa história. “Não podemos esquecer a colaboração e o empenho dos comitês de bacias hidrográficas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), na interlocução com a sociedade, bem como na formulação e implementação das políticas públicas”, ressaltou.

Representando o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, destacou que os marcos históricos expostos revelam o bom trabalho que a Instituição vem desempenhando ao longo desses dez anos. “A importância do Igam não se manifesta somente na política de meio ambiente, mas também na política do Governo do Estado, com destaque para as atividades desenvolvidas pelo Projeto Estruturador Meta 2010”, afirmou.

O Projeto de Revitalização do Rio das Velhas Meta 2010, um dos quatro Projetos Estruturadores coordenados pelo Sisema, busca eliminar o lançamento de esgoto em redes pluviais ou córregos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ampliando a coleta e implantando estações de tratamento, além de revitalizar fundos de vales.

Ao longo do ano, outras comemorações serão promovidas visando fortalecer a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos no Estado. Além de atividades que potencializem a integração do Sisema, será realizado o evento Água para Gente Pequena, na Semana da Criança, com atividades de educação ambiental nas escolas de Minas Gerais e, em novembro, atividades para o fortalecimento da gestão dos comitês de bacias hidrográficas. No mês de dezembro, será apresentado o balanço dos resultados da gestão das águas em 2007.

 

Leia mais

 

Dez anos de história

Plano Estadual de Recursos Hídricos

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades