Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam realiza treinamento de fiscalização

PDFImprimirE-mail

No período de 13 a 17 de agosto, acontecerá no Hotel Normandy, em Belo Horizonte, o I Treinamento de Fiscalização da Agenda Azul. A atividade é destinada à Polícia Militar da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT) e aos técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). A promoção é do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Superintendência de Recursos Humanos do Sisema.

O treinamento faz parte do Projeto Estruturador “Consolidação de Recursos Hídricos” e tem o objetivo de capacitar os policiais militares e os técnicos do Sisema para fiscalizar o uso dos recursos hídricos no Estado de Minas Gerais. Até o final do semestre, serão realizados mais quatro treinamentos.  

Segundo a diretora-geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa de Melo, com a capacitação dos agentes fiscalizadores dos recursos hídricos e o sucesso da metodologia da Campanha ‘Água: faça o uso legal!’, o Igam poderá cumprir o papel fiscalizador da Agenda Azul do Estado, contando com a melhoria das políticas públicas da área, e direcionar sua atuação à preservação da quantidade e da qualidade das águas de Minas Gerais. 

A Campanha de fiscalização do uso de recursos hídricos, intitulada “Água: faça o uso legal!”, é outra ação do Projeto Estruturador. O objetivo é regularizar o uso da água e a metodologia é baseada nos fundamentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, como a adoção da bacia hidrográfica como unidade físico-territorial de planejamento e gerenciamento, a descentralização da gestão dos recursos hídricos e a participação do poder público, dos usuários e das comunidades na gestão dos recursos hídricos.

 

A programação do evento de treinamento de fiscalização conta com palestras, debates e exposição de decretos, portarias e normas relacionadas à fiscalização, discussão sobre outorga, do direito de uso de recursos hídricos e sobre os tipos e competências do licenciamento ambiental. Como parte das atividades práticas, no último dia de treinamento, sexta-feira (17), será realizada uma vistoria técnica orientada em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte.  

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades