Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Expedição registra aspectos naturais e culturais na bacia do Mucuri

PDFImprimirE-mail

Conhecer profundamente cada município da bacia hidrográfica, seus valores naturais e culturais, mobilizar a sociedade local para ser parceira na construção do desenvolvimento sustentável da região e discutir e incentivar a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica. Estes são os principais objetivos da Expedição Mucuri, que começa no dia 21 de setembro e percorre, durante dezessete dias, os 321 quilômetros de extensão do rio principal, seis afluentes e os 17 municípios da bacia.  A promoção é do Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri, com o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e prefeituras municipais.

A viagem exploratória terá início no município de Águas formosas, a 615 quilômetros de Belo Horizonte, por onde passa um dos principais afluentes do rio Mucuri, o Pampã. No dia 30 outro grupo sairá da nascente do rio Mucuri do Sul, no município de Malacacheta. No mesmo dia, uma terceira equipe iniciará a viagem pela nascente do rio Mucuri do Norte, no município de Ladainha. Música, teatro e danças regionais marcarão as aberturas em todos os três municípios. Ao longo do dia, as equipes visitarão córregos da região e comunidades ribeirinhas. 

Os grupos que descerem os rios Mucuri do Norte e Mucuri do Sul se encontram no município de Teófilo Otoni e seguem, no dia 1º de outubro, para o distrito de Mucuri, onde serão realizadas exposições de arte, apresentações culturais e escolares, plantio simbólico de mudas e atividades como rapel e tirolesa. Nesse dia, às 15h, será promovida reunião pública e discutidos os desafios ambientais da bacia. No dia 4 de outubro, todos os grupos se encontram no município de Carlos Chagas, onde acontecerá outra reunião pública. 

Durante a expedição, haverá equipes percorrendo o rio em barcos e caiaques e a outra, viajando por terra, utilizando veículos e, em alguns trechos, também bicicletas e cavalos. Os grupos que descerão o rio serão responsáveis pelo levantamento da qualidade e vazão da água; da degradação ambiental da região; da conservação dos biomas, das formações geológicas e dos principais afluentes. As equipes que descerão por terra farão o levantamento socioambiental, econômico, histórico e cultural das comunidades, por meio de reuniões e entrevistas.

 

Também estão no roteiro da expedição os municípios mineiros de Caraí, Catuji, Crisólita, Fronteira dos Vales, Itaipé, Nanuque, Novo Oriente de Minas, Pavão, Serra dos Aimorés, Umburatiba, Poté e Padre Paraíso. A viagem será concluída no dia 07 de outubro, no município de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia, com a solenidade de encerramento agendada para as 10h, na Praça do Peruá.  

Registro

As imagens e os dados coletados durante a expedição serão publicados em livro e vídeo documentário sobre a bacia hidrográfica e no site www.institutomucuri.com “O levantamento socioambiental da bacia do rio Mucuri será um instrumento estratégico para o desenvolvimento local sustentável”, afirma a presidente do Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri e coordenadora da comissão pró-comitê da bacia, Alice Godinho. “Acreditamos que o envolvimento das comunidades locais no evento também é fundamental para a construção de uma consciência ambiental, socioeconômica e cultural em cada município que a expedição visitar”, complementa.  

Mais informações Movimento Pró Rio Todos Os Santos

Telefone: (33) 3522-1402

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades