Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam e Prefeitura de Extrema parceiros na Campanha de regularização

PDFImprimirE-mail

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Prefeitura Municipal de Extrema assinaram nesta segunda-feira (24) termo de parceria que prevê o apoio do Município às ações da “Campanha de Regularização do Uso dos Recursos Hídricos em Minas Gerais, Água: Faça o Uso Legal”. A assinatura precedeu à primeira reunião ampliada prevista para mobilização e divulgação da Campanha na região. Amanhã (25), as reuniões acontecem nos municípios de Itapeva e Camanducaia.

Lançada em agosto, a Campanha tem como objetivo informar e facilitar o acesso aos meios de regularização do uso da água, além de levantar dados sobre a utilização dos recursos hídricos no Estado. Como reforço à iniciativa, mobilizações e eventos de divulgação serão promovidos em diversos municípios para explicar sobre a importância da regularização e orientar quanto aos passos a serem seguidos pelos usuários. 

Na primeira reunião, em Extrema, a diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Igam, Marília Melo, apresentou um panorama do uso de recursos hídricos em Minas Gerais, destando que existem no Estado cerca de 500 mil propriedades rurais e, se cada delas possuir ao menos um ponto de captação, já seriam 500 mil usuários a se cadastrarem. “Atualmente existem apenas 17 mil outorgas expedidas no Estado, daí a grande importância desta ação para melhoria da gestão da água em Minas”, explicou Marília. O prefeito de Extrema, Sebastião Antônio Camargo Rossi, ressaltou a importância da regularização. “Esta é mais uma ferramenta para nos auxiliar na gestão do uso dos recursos hídricos, tanto no âmbito do Município quanto do Estado”, afirmou. 

Próximas reuniões:

Itapeva (25/09 – 09h) - Câmara Municipal de Itapeva, Rua Otávio Lemes da Silva, 52, Centro, Itapeva. 

Camanducaia (25/09 – 15h) - Clube Literário, Praça Guilherme de Macedo, Centro, Camanducaia.    

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades